O Instituto Nacional da Carne (INAC) do Uruguai exibiu uma grande e intensa atividade no segundo dia da feira SIAL em Xangai. Como no primeiro dia, o stand de carnes do Uruguai ficou lotada ao longo do dia.
Paralelamente, o INAC realizou três ações de promoção, orientadas e lideradas pela sua representante na Ásia, Victoria Cai, com o apoio de toda a missão diplomática e da equipa da Embaixada do Uruguai na China, chefiada pelo Embaixador Fernando Lugris.
As carnes uruguaias são um dos principais patrocinadores do concurso de culinária que aconteceu no recinto de feiras do SIAL. A competição dura dois dias, 19 e 20 de maio. Para a sessão culinária do dia 19 de maio, a carne do Uruguai foi o ingrediente destaque, os pratos preparados pelos concorrentes foram da culinária ocidental, sendo o corte o lombo de vaca.
Participaram quatro equipes, duas nacionais e duas internacionais, algumas equipes com chefs detentores da prestigiada estrela Michelin, que trabalham e são formadores de opinião no setor da restauração. O Embaixador disse algumas palavras no palco. Ele apresentou carnes uruguaias e convidou chefs a continuar usando mais carnes uruguaias em seus restaurantes.
Os resultados foram conhecidos no dia 20 de maio. Por enquanto, os chefs diziam na época que a carne uruguaia é de muito boa qualidade.
No âmbito das alianças para a promoção da marca e das carnes uruguaias, o INAC assinou a 19 de maio um acordo com a estatal Sunlon, dedicado ao comércio, logística, transporte, armazenamento, distribuição e venda a retalho, entre outros serviços. A Sunlon tem uma forte presença de fornecedores em Pequim.
O objetivo do INAC é divulgar a marca uruguaia de carnes, com a Sunlon tendo um estande permanente no Jingliang Plaza, em Pequim, para expor a marca e os produtos importados do Uruguai. É um centro de demonstração e experimentação, que conta com compradores e operadores do segmento de restauração, gastronomia e distribuição no varejo.
No âmbito da aliança, o INAC coordenará com o Sunlon a promoção em outros canais, como o comércio digital. A assinatura do acordo foi efectuada numa sala especial para esta cerimónia, no recinto da feira SIAL, e foi rubricada pela representação do INAC na China, na companhia do Embaixador Fernando Lugris.
Ainda no dia 19 de maio, o INAC assinou um acordo com a empresa privada Shuhai Supply Chain, empresa constituída em 2011 que atua com uma vasta rede de clientes retalhistas, nomeadamente no setor da gastronomia e restauração.
No marco desta aliança, o INAC promoverá as carnes uruguaias em uma exposição contínua no Shanghai Taishang Creative Park, um novo centro onde haverá um parque temático para o setor gastronômico. O acordo foi assinado nesta nova localidade, foi assinado pela representação do INAC na China, na companhia do Embaixador Fernando Lugris.
Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.