Áreas de pastagem do município de Passos, no sudoeste de Minas Gerais, foram atingidas nesta segunda (26/8) e no último fim de semana por focos de incêndio. O Corpo de Bombeiros de Passos informou que os pontos já foram combatidos. Ao todo, 3 mil hectares de área foram atingidas pelas queimadas.
O Sindicato Rural de Passos informou que entre 4 mil e 5 mil cabeças de gado de oito produtores tiveram que ser retiradas da região dos incêndios e transferidas para outro local. Os animais não foram feridos.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) realiza um levantamento dos incêndios nas zonas rurais e deve divulgar os resultados nos próximos dias.
De acordo com o balanço do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, de janeiro a agosto deste ano foram registrados 16,3 mil incêndios no Estado, representando um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2023. Ao todo, 4 mil hectares de vegetação em unidades de conservação foram consumidas pelo fogo.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 40% dos incêndios ocorrem em lotes vagos e 20% em áreas urbanas não protegias. Em 90% dos casos, os incêndios foram causados por ação humana.
Fonte: Globo Rural.