Uruguai: exportações de carne bovina cresceram 34% no primeiro bimestre
12 de março de 2015
McDonald’s pode incluir couve no cardápio nos EUA
12 de março de 2015

Índia foi maior exportador mundial de carne em 2014

A Índia terminou 2014 com 1,47 milhão de toneladas de exportações de carne bovina peso produto ou 2,2 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec), segundo dados recentes divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), superando em pouco mais de 100 mil tec as vendas do Brasil, o que converteu o país no maior exportador mundial no ano passado.

Em outubro, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) tinha estimado que o Brasil continuaria com a liderança mundial, mas os aumentos das vendas indianas em novembro e dezembro permitiram essa conquista.

A distância entre ambas as potências exportadoras se reduziu em virtude das exportações de carnes processadas (enlatadas, cozidas e congeladas), categoria em que a Índia não participa. Quanto à comparação entre carnes refrigeradas, a Índia exportou 140 mil toneladas peso produto a mais, ou 210 mil tec.

Em síntese, a Índia conseguiu aumentar seus embarques em 18% com relação a 2013. Os maiores envios ao Vietnã (39%) e Egito (58%) foram cruciais para alcançar esse final.

Um aspecto a destacar é que o Vietnã, com 45% das exportações indianas, redireciona boa parte desses volumes à China, país ao qual a Índia não tem acesso por questões sanitárias. Esse tema estava sendo resolvido em acordos entre ambos os países, mas até agora, não foi divulgada notícia sobre um entendimento final.

Captura de Tela 2015-03-11 às 13.35.50

Fonte: Valor Carne, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress