Preço do boi gordo segue estável com queda de braço entre indústria e pecuaristas
7 de fevereiro de 2025
Indicador do Boi DATAGRO – Boletim de 07-fevereiro-2025
10 de fevereiro de 2025

Índice de Preços de Alimentos da FAO caiu em janeiro de 2025

O Índice de Preços de Alimentos da FAO (FFPI) registrou uma média de 124,9 pontos em janeiro de 2025, uma queda de 2,1 pontos (1,6%) em relação ao nível revisado de dezembro. A diminuição nos índices de preços do açúcar, óleos vegetais e carne mais do que compensou os aumentos nos preços dos laticínios e cereais. Apesar disso, o índice geral permaneceu 7,3 pontos (6,2%) acima do nível registrado no mesmo período do ano anterior, embora ainda 35,3 pontos (22,0%) abaixo do pico atingido em março de 2022.

O Índice de Preços da Carne da FAO teve uma média de 117,7 pontos em janeiro, representando uma queda de 1,7 pontos (1,4%) em relação a dezembro, mas permanecendo 8,9 pontos (8,1%) acima do nível registrado há um ano.

A redução no índice foi impulsionada pela queda nos preços internacionais da carne ovina, suína e de aves, que superou o aumento nas cotações da carne bovina. Os preços da carne ovina diminuíram devido à redução da demanda após as festas de fim de ano. Da mesma forma, os preços da carne suína caíram, principalmente devido à redução das cotações na União Europeia, onde um surto de febre aftosa na Alemanha levou vários países importadores importantes a imporem proibições de importação, resultando em um excesso de oferta, agravado por atrasos no processamento causados pelo fechamento de abatedouros durante as férias de inverno.

Enquanto isso, os preços da carne de aves também diminuíram, refletindo oferta abundante, especialmente no Brasil, onde os preços competitivos dos insumos de alimentação incentivaram a produção.

Por outro lado, os preços da carne bovina aumentaram, sustentados por uma forte demanda de importação em mercados-chave.

Fonte: FAO, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *