Depois de cair por sete meses consecutivos, o índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), permaneceu praticamente estável em novembro, no menor patamar do ano. O indicador, que reflete as oscilações de uma cesta de 55 produtos comercializados em todo o mundo, encerrou o mês passado em 192,6 pontos, ante os 192,7 pontos registrados em outubro.
Em comunicado, o economista-sênior da FAO, Abdolreza Abbassian, informou que o movimento de queda do indicador parece ter chegado ao fim e é provável até que sejam registradas altas nos próximos meses.
O Índice de Preços da Carne ficou em média em 210,4 pontos em novembro, essencialmente sem mudanças com relação ao valor revisado de outubro. As cotações para a maioria dos tipos de carnes, em particular da carne bovina, estão em níveis históricos e o Índice ficou em 24,8 pontos (13,3%) acima do nível correspondente em 2013. As cotações para todos os tipos de carnes se mantiveram estáveis em novembro, com exceção da carne ovina, que aumentou moderadamente.
Fonte: Valor Econômico e FAO, resumida, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.