A Indonésia suspendeu a compra de carne bovina e suína do Brasil devido ao foco de febre aftosa no Pará, detectado na semana retrasada. A decisão da Indonésia se estende à Argentina e ao Paraguai, porque há trânsito de animais entre esses países e o Brasil. O embargo foi anunciado quarta-feira (23/06), mas só confirmado pelas autoridades da Indonésia na sexta-feira (25/06).
“Se o governo brasileiro provar que não tem áreas de risco, teremos prazer em retomar as compras, já que as carnes do Brasil são muito mais baratas”, informou o secretário de assuntos econômicos da Embaixada da Indonésia, em Brasília, Yude Triantoro.
Segundo Triantoro, as autoridades de Jacarta já pediram explicações ao governo brasileiro, mas reforçaram a intenção de manter os negócios. “A decisão é técnica e não diplomática. Foi tomada com base nas avaliações da Organização Internacional de Epizootias (OIE) sobre o Brasil”.
Para o diplomata, a decisão é temporária. Ele aguarda declaração da OIE de que o Brasil está livre de aftosa. Triantoro, porém, não confirmou notícias de agências internacionais de que as restrições também atingem farelo de soja e milho, matéria-prima para fabricação de ração.
Do início do ano até maio, a Indonésia não importou suínos e comprou apenas US$ 376 mil em carne bovina do Brasil, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No ano passado, foram US$ 34 mil. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou ainda que não recebeu qualquer comunicado oficial sobre o novo embargo.
Fonte: Zero Hora (Gustavo Bernardes), adaptado por Equipe BeefPoint