Exportações de bovinos vivos bateram recorde para o mês de agosto
2 de outubro de 2026
Com a cota chinesa esgotada, a carne bovina ficará mais barata para o brasileiro?
2 de outubro de 2026

Indústria de carne bovina considera ‘inaceitável’ esperar dois anos para voltar a exportar à União Europeia

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, classificou como “inaceitável” a possibilidade de o Brasil ter de esperar dois anos para retomar as exportações de carne bovina à União Europeia e defendeu que o país adote medidas de reciprocidade comercial caso o bloco mantenha a exigência.

“Dois anos é inaceitável para o Brasil. Se for assim, nós queremos parar de importar azeite da Europa, parar de importar tudo que é queijo da França, tudo o que a gente puder parar de importar, vamos parar de importar por dois anos também”, afirmou o dirigente nesta quinta-feira ao Valor, às margens do Global Agribusiness Fórum, em São Paulo.

O ministro da Agricultura, André de Paula, disse, na quarta-feira (30/9),a ao Valor que as tratativas continuam para tentar minimizar os impactos na cadeia bovina, mas que a UE insiste em avaliar os controles brasileiros somente após o ciclo completo de vida dos animais, que dura ao menos dois anos.

“Temos um protocolo desenvolvido pela cadeia produtiva e esse protocolo está em aplicação. Queremos que a União Europeia considere o esforço brasileiro e dê um tempo maior para que a gente possa adequar a nossa produção para não interromper o fluxo comercial”, observou Perosa.

A um grupo de jornalistas estrangeiros, o presidente da Abiec falou sobre a sustentabilidade e capacidade produtiva da cadeia pecuária brasileira.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *