Não existe apagão de mão de obra no agro:o verdadeiro problema que impede a formação de equipe forte
2 de julho de 2026

Investimento de R$ 6 milhões: Pinheiros inaugura a primeira fábrica de óleo de soja do Espírito Santo

Foto: https://economiacapixaba.com/noticia/investimento-r-6-milhoes-fabrica-oleo-soja-pinheiros.html

O município de Pinheiros dá um passo importante para a industrialização do agronegócio capixaba com a inauguração da primeira fábrica de processamento de soja do Espírito Santo.

A unidade, instalada na Fazenda Joaquim Ferreira Sanders, começa a operar nesta semana e representa um investimento de cerca de R$ 6 milhões, com capacidade inicial para processar 30 toneladas de soja por dia, produzindo farelo e óleo vegetal.

Mais do que ampliar a produção agrícola, o empreendimento resolve um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores capixabas: até agora, praticamente toda a soja precisava ser enviada para outros estados, especialmente Minas Gerais, para ser beneficiada.

O transporte, somado aos custos tributários, reduzia significativamente a rentabilidade da atividade. Com a industrialização dentro do Espírito Santo, parte desse valor passa a permanecer na economia local.

A expectativa é que a nova indústria impulsione o cultivo da soja no Norte capixaba. Nos últimos anos, a cultura mostrou potencial de crescimento, mas ainda enfrenta oscilações de área plantada justamente pela ausência de estrutura de processamento.

Em 2023, o Estado registrou uma expansão expressiva da produção, seguida de retração em 2024. A chegada da fábrica pode representar um novo ciclo de investimentos para o setor.

Além de agregar valor ao grão, a planta produzirá dois insumos estratégicos para o agronegócio: farelo, utilizado na fabricação de ração animal, e óleo vegetal.

Isso fortalece cadeias produtivas como a avicultura, suinocultura, pecuária leiteira e de corte, reduzindo a dependência de fornecedores de outros estados e aumentando a competitividade do agro capixaba.

O investimento também reforça uma tendência observada no Espírito Santo: a transformação gradual do agronegócio em uma atividade cada vez mais industrializada.

Em vez de apenas produzir matéria-prima, o Estado passa a agregar valor dentro de suas fronteiras, ampliando renda, fortalecendo cadeias produtivas e criando novas oportunidades para produtores e investidores. Esse movimento acompanha a estratégia de diversificação da economia capixaba e de fortalecimento da agroindústria regional.

Fonte: Economia Capixaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *