Reino Unido: Fórum revela plano de 10 pontos para carne vermelha
11 de março de 2002
Carnes têm mais chances de ganhar mercados
11 de março de 2002

Italianos inauguram curtume em MS

Foi inaugurado sábado em Três Lagoas o Curtume Três Lagoas, empreendimento do grupo empresarial italiano Bertold SRL, que produzirá couro até a fase wet blue. Trata-se da primeira indústria de um cluster (pólo industrial de calçados, artigos de proteção em couro e estofados em couros) previsto para ser implantado gradualmente em Mato Grosso do Sul. A segunda fase do projeto prevê a instalação de um segundo curtume, em algum município do Estado, destinado à produção de couro acabado para produção de calçados finos e estofados em couro.

O senador Ramez Tebet (PMDB/MS), presidente do Congresso Nacional, está entusiasmado com o projeto e por isso já assegurou seu apoio irrestrito ao Grupo Bertold SRL e à Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Adeco), que está viabilizando os investidores que vão garantir os recursos para a instalação de todas as indústrias previstas para o pólo calçadista.

No início da semana, o presidente da Adeco, Giuseppe Pallozzi Lavorante, o diretor de Relações Externas da agência, Rolemberg Estevão de Souza, e o prefeito de Camapuã, Moyses Nery, estiveram reunidos com Tebet, oportunidade em que solicitaram o apoio político a todos os projetos que estão sendo desenvolvidos pela agência visando ao progresso da economia sul-matogrossense. Dentre estes projetos estão o pólo calçadista do grupo italiano e também um frigorífico voltado exclusivamente à exportação para compradores de carne da Europa, que deve ser instalado em Camapuã, e a construção de um laboratório de genética molecular animal.

O senador ficou impressionado com o valor técnico e com as dimensões dos projetos e mostrou-se satisfeito por poder testemunhar, neste sábado em sua cidade natal, o começo de um empreendimento que vai gerar muitos empregos qualificados, não apenas em Três Lagoas, mas em outras regiões como Camapuã e Campo Grande. Ele foi informado que Camapuã, por meio de uma cooperativa de produtores em fase de composição, será qualificado como fornecedor da matéria-prima necessária para atender ao curtume e todo o projeto do pólo calçadista.

Do seu gabinete, Ramez, na presença dos representantes da Adeco, telefonou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Morais, pedindo o apoio ministerial para os projetos da Adeco, especialmente os que visam à exportação de carne de qualidade do Estado para compradores italianos que devem financiar os projetos do laboratório e do frigorífico. O ministro, um incentivador dos projetos de exportação de carne, prometeu apoio do Ministério da Agricultura.

Em Brasília, a Adeco recebeu, também, o apoio do embaixador da Itália, no Brasil, ministro Vincenzo Petrone.

Fonte: Correio do Estado/ MS (por Maurício Hugo), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.