O Japão importou 59.838 toneladas de carne bovina durante o mês de julho, a maior quantidade desde julho de 2003. As importações foram 31% maiores do que em julho de 2004 e 128% do que em junho de 2005.
As importações de carne bovina resfriada foram particularmente altas, totalizando 27.766 toneladas – um aumento de 36% com relação a julho de 2004.
As importações de carne bovina do Japão são registradas com base no desembaraço alfandegário, com o processamento das importações adiados de junho para julho deste ano, à medida que as importações ficaram próximas à exceder o nível que desencadearia medidas de salvaguarda – que elevaria as tarifas de importação de 38,5% para 50%.
Grandes volumes de carne bovina sendo liberados na alfândega e entrando no mercado em junho prejudicaram significantemente o mercado de carne bovina do Japão. Os importadores quiseram reduzir os estoques nas últimas semanas e estão relutantes em comprar maiores volumes de carne bovina importada.
As importações de carne bovina australiana representaram 87% das importações totais do Japão em julho, com os produtos australianos representando 97% das importações de carne bovina resfriada e 78% da carne bovina congelada feitas pelo Japão.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint