Commodities agrícolas não escapam do ‘fator China’
25 de agosto de 2015
Mato Grosso registra alto valor de exportações de carne bovina em julho
25 de agosto de 2015

JBS deve realizar exames que detectem brucelose em trabalhadores

A Justiça trabalhista concedeu ao Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT), na última quinta-feira (13), uma liminar que obriga a JBS S/A a adotar medidas capazes de detectar possíveis casos de contaminação de empregados e ex-empregados por brucelose.

A decisão judicial consiste em incluir nos exames demissionais e periódicos procedimentos médicos que identifiquem a zoonose. Caso o diagnóstico seja positivo, o frigorífico deverá encaminhar o funcionário para tratamento médico, remanejá-lo de função e/ou encaminhá-lo ao INSS. A medida também vale para os trabalhadores que foram demitidos da unidade de Confresa nos últimos seis meses. Nesse caso, eles deverão ser submetidos, nos próximos 60 dias, a exame custeado pela empresa para verificar a incidência da doença.

Se a JBS descumprir a determinação, pagará uma multa de R$ 100 mil, a ser revertida a projetos sociais em benefício da própria comunidade.  Segundo o procurador do Trabalho Bruno Choairy, a providência visa corrigir a conduta negligente da empresa, que modificou o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de 2013/2014 e excluiu da rotina de exames demissionais o que detecta a brucelose.

Fonte: ExpressoMT, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.