A JBS vai protocolar na Secretaria de Agricultura e no órgão ambiental de Santa Catarina o pedido para sacrificar cerca de 650 mil frangos, apurou o Valor. Procurada, a JBS não comentou.
As aves, que estão nas granjas, não poderão ser abatidas porque o frigorífico de Ipumirim, no oeste catarinense, está interditado desde a semana passada.
A unidade foi interditada pela Justiça do Trabalho a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), que alega que a empresa não cumpriu as medidas necessárias para proteger os funcionários do coronavírus.
Neste quinta-feira, o MPT informou que conseguiu uma liminar na Justiça exigindo que a JBS garanta o distanciamento de 1,5 metrô entre os funcionários no abatedouro de Ipumirim.
Na Justiça, a JBS vem argumentando que já adotou uma série de medidas de proteção, e que vem seguindo a recomendação específica para os frigoríficos feita conjuntamente pelos Ministério da Saúde, Agricultura e Economia – este último por meio da Secretaria de Trabalho.
A interdição da unidade de Ipumirim preocupa as autoridades locais. Na terça-feira, o prefeito Volnei Schmidt pediu ajuda do Ministério da Economia para reabrir a unidade, que gera 1,7 mil empregos diretos e indiretos e é responsável por cerca de 60% da arrecadação municipais.
“Desde o início da pandemia foi constatado que a empresa instituiu protocolos rígidos de segurança de forma a prevenir a proliferação do vírus dentro da sua unidade industrial, e sempre que editadas novas recomendações pelas autoridades de saúde, à empresa de pronto as atendeu”, informou a prefeitura de Ipumirim, em nota divulgada na última terça-feira. A autoridade municipal ressaltou, ainda, que a
Vigilância Sanitária estadual e municipal vinha monitorando a unidade.
“Por esses motivos, ainda que eventual falha em algum dos procedimentos tenha sido constatada por parte dos auditores fiscais, o município sugere que sejam realizadas as correções mediante protocolos adicionais e que sejam restabelecidas as atividades”, acrescentou a prefeitura.
Conforme o último boletim epidemiológico do governo catarinense, Impimirim registra 51 casos da covid-19. A incidência de casos por 100 mil é considerada elevada, de 672. A população de Ipumirim é de pouco mais de 7 mil pessoas.
Fonte: Valor Econômico.