Principais indicadores do mercado do boi – 28-01-2016
28 de janeiro de 2016
Investigação faz JBS perder 50% do valor de mercado
28 de janeiro de 2016

Kátia Abreu: Países americanos têm potencial para aumentar comércio agrícola intra-regional

Os países americanos têm grande potencial para aumentar o comércio intra-regional de produtos agropecuários, disse nesta quarta-feira (27) a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ao apresentar as projeções de crescimento e negócios do agronegócio brasileiro a embaixadores da América Latina e do Caribe.

América Latina e Caribe representam hoje 20% do comércio mundial de produtos agropecuários, que foi de US$ 1,147 trilhão em 2014. O Brasil é o maior exportador, responsável por 36% da participação total da região, seguido pela Argentina (16%), México (11%), Chile (8%), Equador (4%) e Peru (3%). Os demais países juntos representam 22%.

Apesar da expressiva participação global, a exportação brasileira de produtos agropecuários para os vizinhos americanos ainda é tímida e tem espaço para crescer. Os países latinos e caribenhos foram o destino de 6,6% dos produtos agrícolas brasileiros vendidos ao exterior. Para alavancar esse número,  é fundamental firmar parcerias comerciais, a exemplo do acordo de preferências tarifárias que atualmente o Brasil negocia com o México. A lista de ofertas entre os dois países poderá ser ampliada para mais de 5 mil produtos, sendo 673 agrícolas.

Ela enfatizou ainda a importância do acordo sanitário e fitossanitário apresentado pela JuntaInteramericana de Agricultura, em novembro do ano passado. A proposta visa a harmonizar normas de avaliação de risco para facilitar o comércio intra-regional.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress