A Fazenda Mariópolis, Itapira (SP), maior projeto individual de melhoramento genético da raça Caracu no Brasil, e a Allflex, empresa líder de produtos e sistemas de identificação de bovinos, programam uma iniciativa inédita para o II Leilão Anual de Caracu da Mariópolis, que acontecerá no dia 19 de outubro, na sede da fazenda, em Itapira (SP), quando serão colocados à venda 50 touros com 12 a 14 meses, 15 touros com 24 meses de idade, 20 novilhas de 24 meses prenhes e 20 vacas prenhes.
Pela primeira vez, um leilão de bovinos de alta qualidade genética ofertará somente animais devidamente rastreados e com certificação de origem, atendendo à legislação do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).
“A Mariópolis já está enquadrada no novo perfil da pecuária moderna e todos os touros Caracu leiloados estão devidamente identificados com brincos eletrônicos da Allflex”, explica Vincent L’Henaff, diretor da empresa. “Com isso, será possível apresentar em telão, em tempo real, os mais importantes dados zootécnicos dos animais colocados à venda, já armazenados no banco de dados da Allflex”, informa L’Henaff.
O telão utilizado no 2o Leilão Anual de Caracu da Fazenda Mariópolis será alimentado por um projetor conectado ao sistema FarmExpress, da Allflex, e, à medida que entram os animais, serão apresentadas suas informações reprodutivas e de produção. Isso trará mais agilidade ao pregão e ajudará os participantes no momento do lance, pois conhecerão mais detalhes dos animais ofertados”, diz Maria Lucia de Abreu Pereira, proprietária da Mariópolis.
Os animais colocados à venda também estarão devidamente certificados pela OIA Brasil, empresa credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para atuar como certificadora de origem do rebanho brasileiro.
O II Leilão Anual Caracu da Fazenda Mariópolis tem outras novidades. Os touros são provados em um rigoroso teste de performance supervisionado pelo especialista sul-africano Danie Bosman, consultor Internacional da Fazenda Mariópolis. O teste de performance da Mariópolis é um dos mais completos do País. Avalia todas as características economicamente viáveis e herdáveis dos animais, ou seja, aquelas relacionadas à produtividade, reprodução e adaptabilidade. As provas analisam, entre outras características, ganho de peso, espessura de couro e circunferência escrotal. “Toda a safra de machos da Mariópolis passa nesse momento pelo teste. Os melhores, aptos a ser reprodutores, serão colocados à venda”, explica Maria Lúcia.
Do teste de performance da Mariópolis participaram, por exemplo, F408, touro de propriedade da Fazenda Mariópolis e da CFM Leachman e utilizado com exclusividade no Programa Montana; Feliz da Mariópolis, parceria da Mariópolis com o prof. Cláudio Haddad (Esalq/USP, de Piracicaba, SP) em coleta na central de inseminação Alta VR; e Felix da Mariópolis, também em coleta na Alta VR.
A Mariópolis também produziu o touro Festin, provado pelo CAT (Centro de Avaliação e Comercialização de Touros). Festin está desde novembro de 2001 em coleta na Lagoa da Serra e já produziu mais de quatro mil doses de sêmen. Ele é filho do touro Deslumbrante, que será o maior destaque do II Leilão Caracu Mariópolis. Trata-se de um animal enquadrado entre os 10% melhores touros Caracu para as características de ganho de peso pós-desmama, musculosidade e ganho de peso aos 400 dias. “Deslumbrante representa todo o empenho da fazenda para ser fornecedora de genética de excelência”, ressalta Maria Lúcia.
Maiores informações através do formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Mariópolis