Mercados Futuros – 18/01/08
18 de janeiro de 2008
Volumoso vantajoso
22 de janeiro de 2008

Leitor comenta adesão ao novo Sisbov

Para o leitor do BeefPoint, Marcio Lupatini Pereira, de Goiânia, o Sisbov têm muito prós e contras, mas comenta que se existe tanta gente descontente, é preciso entender o que está errado e melhorar os pontos negativos. Ao colocar os vários entraves e benefícios do Sisbov na balança, fica claro que é preciso que todos os elos da cadeia exponham suas dificuldades e encontrem uma solução em conjunto.

Para o leitor do BeefPoint, Marcio Lupatini Pereira, de Goiânia, o Sisbov têm muito prós e contras, mas comenta que se existe tanta gente descontente, é preciso entender o que está errado e melhorar os pontos negativos. Ao colocar os vários entraves e benefícios do Sisbov na balança, fica claro que é preciso que todos os elos da cadeia exponham suas dificuldades e encontrem uma solução em conjunto. Leia abaixo a carta na integra.

“Precisamos respeitar a opinião de todos que aqui se manisfestaram, afinal o BeefPoint é um ponto de encontro e existem aqueles a favor e outros contra.

Irei procurar manter a neutralidade aqui.

Como disse certa vez um amigo meu e grande profissional de uma renomada empresa de brincos: um jogo de interesse, interesse em vender brinco, interesse em rastrear, interesse em ganhar um pouco a mais pela @.

Afinal, quem rastreou seus bois estava interessado em ganhar um x a mais, não estava?

Antes de escrever, visitei as reuniões da Câmara dos Deputados, site de entidades da classe, blog da Assocon. Bastante oportuno e recomendável o cálculo feito pelo Fábio Dias para encontrar o número exato de fazendas UE podem exportar para a UE.

Mas o que falar sobre o novo Sisbov: que negócio é esse que a UE nunca exigiu? De quem foi a idéia de que colocar um brinco estaria garantindo a sanidade de um boi?

O que falar sobre os frigoríficos: na lei de mercado, todo mundo quer comprar melhor e vender melhor. Não vão passar a mão na cabeça de ninguém e vão se aproveitar mesmo.

O que falar sobre órgãos de defesa agropecuária: leitor de código de barras, GTA, internet, computador…tem escritório que nem fax tem.

O que falar sobre as certificadoras: existe muita boa e muita ruim. Conheço algumas que até falsificar assinatura de gerente na visita já fez. Assim como conheço gente honestíssima e preocupada em resolver as questões de rastreabilidade de seus clientes.

O que falar sobre o MAPA? Burocratas? Com certeza, eles deveriam conhecer a realidade do dia-a-dia de fazendas, não visitando somente fazendas top e interditando fazendas pequenas por causa de um detalhe no livro tal.

O que falar sobre os pecuaristas? Minha família cria boi no MT desde 79, e fico surpreso com as opiniões diferentes dentro de uma família, imagine numa cidade, região, estado. Tem tio meu que nunca vai nas palestras, reuniões para discutir algum tema, mas “mete o pau”.

O Sisbov trouxe a tona a necessidade de escriturar melhor as fazendas. Para alguns foi um grande passo e representou mudanças profundas. Mas para tantos, que já tinham essa escrituração, veio como algo totalmente ultrapassado.

Rodo fazendas em todo Sudeste, Centro Oeste e Norte e poderia fazer uma lista sem fim dos prós e contras do Sisbov.

Mas creio que se tanta gente não está contente, é certo que algo está errado.”

Veja também outras opiniões sobre o assunto no artigo “Por que não vou aderir ao novo Sisbov” e nas cartas enviadas pelos leitores.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress