Atacado – 25/02/09
25 de fevereiro de 2009
Mercados Futuros – 26/02/09
27 de fevereiro de 2009

Leitor comenta os principais pontos fracos da cadeia

O leitor do BeefPoint Renato Morbin, de Imperatriz, Maranhão, enviou um comentário ao artigo “A força de uma marca“, de autoria de Louis Pascal de Geer. Abaixo leia um trecho da carta.

“Esse é o principal ponto fraco de nossa pecuária e da indústria frigorifica.

Temos que resolver muitas questões sérias, como por exemplo, a guerra dos frigorificos x produtores, que se veem como inimigos ferrenhos, a questão da exportação de gado em pé – que ao meu ver é um absurdo -, e a precariedade como a carne é tratada nos frigorificos, não por suas instalações que são modernas e controladas pelo Serviço de Inspeção Federal que realmente funciona, mas sim pela maneira com que ela sai da indústria, na forma bruta, com osso em sua grande maioria, e sem agregar um mínimo de valor.

A única maneira de se resolver isso é uma união das classes produtoras, estudando soluções, idéias, mudança de hábitos da população e mudança de conceitos. Uma ajuda com o aumento da renda per capita será muito bem vinda também.”

Clique aqui para ler a carta na íntegra e mais opiniões sobre este assunto.

0 Comments

  1. Jose Geraldo Pedra Sá disse:

    Caro Renato Morbin

    Concordo plenamente com sua análise quanto a guerra entre produtores e frigorificos.

    Precisamos resolver este elo da cadeia, torna-lo mais atual, so assim teremos uma remuneração adequada aos produtores, gerando uma tão esperada harmonia na cadeia.

    Aqui em Minas, atraves da FAEMG, Comissão tecnica da pecuaria de corte, formamos uma grupo de trabalho que apresentou uma alternativa, de negociação aglutina atraves dos sindicatos, que são a casa do produtor, criando um setor na estrutura organizacional dos sindicatos, especifica e profissionalmente para a negociação aglutina de bovinos.

    Entendemos que esse caminho harmonizará as negociações pois teremos profissionais de ambos os lados, buscando as melhores condições.

    Estamos estudando, junto a instituições financeiras a criação de um seguro que garanta ao produtor o recebimento de seu produto.

    O Sindicato Rural de Governador Valadares esta desenvolvendo e implantando um plano piloto, desse modelo de negociação com inicio previsto para o mes de março.

    O nosso objetivo é tão somente a modernização das tecnicas de negociação aumentando a rentabilidade e a eficiencia da cadeia produtiva de corte, com o consequente aumento da rentabilidade do produtor rural atraves de uma prestação de serviço de qualidade a seus associados.