Lista apresenta 150 bens, serviços e obras que podem receber recursos para atividade rural

Recursos destinados a municípios por meio de repasses orçamentários passaram a ser melhor direcionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Portaria (nº 1.211), publicada em maio deste ano, elencou e deu transparência a todos os serviços e bens de interesse coletivo em comunidades rurais que podem ser beneficiados com dinheiro público, por intermédio de emendas parlamentares operacionalizadas pela Caixa Econômica Federal.

Desde então, de acordo com o secretário José Dória (Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo), tem sido possível contribuir com parlamentares e prefeitos para definir o destino de recursos.

Dar visibilidade aos bens, serviços e obras que podem ser executadas, colocando a listagem à disposição do público, aumentou o interesse dos dirigentes públicos por ampliar e qualificar inciativas voltadas para estimular a economia local e melhorar a renda de agricultores.

Tomada de decisão

Segundo Dória, o objetivo é auxiliar na tomada de decisão para que sejam as mais acertadas possíveis. Como a medida foi adotada já com o ano em curso, o secretário prevê que os seus efeitos serão intensificados em 2018.

A lista contempla desde equipamentos agrícolas até sistemas de coletas de água da chuva, passando por caminhões, empilhadeiras, centrífugas, estufas, construção de galpões e espaços para comercialização de hortigranjeiros, acesso à energia e adequação de estradas. No total são cerca de 150 itens.

Confira a lista produzida pela Secretaria de Mobilidade Social do Produtor Rural e do Cooperativismo.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

Ipea lança seção de economia agrícola da Carta de Conjuntura Economia rural
22 de agosto de 2017
Seminário em MG apresentará novas forrageiras que favorecem formação e reforma de pastagens
22 de agosto de 2017