A busca por uma maior agregação de valor aos produtos de origem animal e carne de alta qualidade estão cada dia mais presentes, embora ainda seja um caminho difícil, mas perfeitamente possível. O tema do próximo Workshop BeefPoint será Marcas de Carne e acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, em São Paulo.
Da mesma forma, o Workshop BeefPoint Marcas de Carne, será um evento no qual iremos reunir quem há anos trabalha com esse nicho de mercado. Vamos conhecer os inovadores em nosso setor que têm trabalhado para produzir um produto com valor agregado e que seja bem aceito pela maioria dos consumidores. Serão apresentados estudos de caso, troca de experiências e conhecimento, em um ambiente de conversa e debate. Será um encontro de discussões em alto nível, para conhecer quem tem feito um excelente trabalho no Brasil.
Para conhecer melhor os palestrantes do Workshop BeefPoint Marcas de Carne, preparamos uma série de entrevistas com cada um deles. Além dos palestrantes, vamos conhecer também o trabalho de profissionais que trabalham com carnes de marca, donos de casa de carnes e restaurantes que trabalham com carne de qualidade e que são referência no país.
Confira a entrevista com Lucas Lieberknecht, engenheiro agrônomo e produtor rural.
Lucas iniciou a atividade pecuária na propriedade familiar agrícola, por afinidade e necessidade de diversificação. Atualmente, sua produção é voltada à produção de animais para o mercado de carne de alta qualidade.
BeefPoint: Por favor conte um pouco do seu envolvimento na produção de carne de qualidade e marcas de carne.
Lucas Lieberknecht: Meu envolvimento com a produção de animais visando o mercado de carne de qualidade ocorreu de forma gradativa, ao longo dos últimos anos. Iniciou com a vontade de diferenciar nossa produção do “boi comum” ou “boi commodity” como definem alguns especialistas no assunto. Produzimos animais jovens, fêmeas ou castrados de origem britânica e bem acabados.
Estamos constantemente ajustando nossa produção de forma que atenda às demandas do mercado de alta qualidade e trabalhamos com o objetivo de integrar a cadeia da carne, através de parcerias, onde todos os agentes (produção, indústria e varejo) entendam quais são os fatores que determinam o sucesso ou insucesso do processo.
Atualmente nossos animais são destinados aos parceiros da Beef&Veal Consultoria e a produção segue um protocolo de nutrição, sanidade e manejo desta empresa.
BeefPoint: Atualmente, quais os maiores desafios para consolidar uma marca de carne?
Lucas Lieberknecht: No meu entendimento, é bastante difícil ajustar a produção (cria, recria e engorda) de forma que garanta a padronização e a regularidade que uma marca de carne necessita para se firmar no mercado. Ao longo do ano, temos sazonalidade de clima, preços de insumos, oferta e demanda de animais, volatilidade de preços (boi vivo e de carne), etc, que são fatores que influenciam diretamente na viabilidade econômica para se produzir este animal.
E uma marca de carne, ao meu ver, tem que garantir ao cliente que provar e gostar, que o segundo “pedaço” estará igual ou muito próximo em qualidade ao primeiro (maciez, sabor, suculência) e assim sucessivamente.
Não há mais espaço para “pescaria” de carcaças melhores em diferentes indústrias, de diferentes tipos de animais.
BeefPoint: O que precisa evoluir no setor para que aumente a produção de carne com qualidade?
Lucas Lieberknecht: Primeiro, é necessário esclarecer que o uso do termo “carne de qualidade” é comum para pecuaristas e pessoas do setor, mas não para a sociedade em geral. O fato de nos referirmos à “carne de qualidade” pode levar uma pessoa que não é do ramo ao entendimento de que no geral nossa carne no Brasil não é “boa”, o que não é verdade. A produção de carne no Brasil se destaca por ser na grande maioria feita a pasto e sem o uso de algumas substâncias que são utilizadas em outros países.
Dito isto, penso que a maioria dos prêmios que existem hoje no Brasil não remuneram o custo adicional que existe em se produzir um animal com alto grau de acabamento, de genética diferenciada, sendo fêmeas ou machos castrados, que o mercado de carne “gourmet” busca.
Os programas de certificação que estão hoje em vigência foram e ainda são um grande estímulo aos produtores para buscarem padronização nos seus rebanhos, produzirem um animal melhor, com melhores índices zootécnicos e que fomentam a expansão de determinadas raças em detrimento à outras. Mas, o mercado de alta qualidade exige além de raça, também idade, sexo, grau de sangue, conformação de carcaça e principalmente acabamento de gordura, o que se torna bastante oneroso.
A forma que vejo para se driblar este “cabo de guerra” entre produtor, indústria e varejo, é trabalhar de forma integrada.
BeefPoint: Quais ações você tem feito para fidelizar o cliente que está buscando carne bovina com marca?
Lucas Lieberknecht: Como produtor, minha colaboração para fidelização dos clientes que procuram as marcas que fornecemos é trabalhar constantemente para produzir de forma cuidadosa e eficiente, garantindo que o animal que sai da propriedade esteja em perfeitas condições para produzir o que se busca, além de estarmos sempre atentos ao retorno que os parceiros nos transmitem.
BeefPoint: O que deveria ser feito para melhorar o marketing da carne no Brasil?
Lucas Lieberknecht: Marketing é importante, mas penso que primeiro vem o produto, que deve atender às necessidades ou no caso os desejos dos clientes. Propaganda por si só não é garantia de sucesso. Na carne em geral, é preciso mostrar mais suas características positivas, em relação a saúde, fiscalização sanitária e de ambiente. A população em geral sabe muito pouco e muitas vezes sabe errado sobre a carne bovina.
Em se tratando de carne “gourmet”, o desafio está na pessoa “ultrapassar” o fator preço e fazer a primeira prova. A partir disto, se a marca conseguir garantir regularidade e padronização como já citado e se o produto for de fato bom, além de satisfazer o que o cliente deseja, esta tem grandes chances de sucesso.
BeefPoint: Em sua opinião qual é o país referência na produção de carne com qualidade? O que ele tem feito de diferente?
Lucas Lieberknecht: Poderia citar Argentina, Uruguai e EUA. Mas, como gaúcho tem fama de bairrista, exercito o meu bairrismo com nosso país, o Brasil. Em se tratando de casos específicos de produção de carne de qualidade, temos no Brasil tudo o que existe nos países tradicionais: genética excelente, campos nativos, pastagens produtivas, terminação eficiente em confinamento e climas favoráveis, além de profissionais e produtores extremamente capacitados. Não vejo porque não nos orgulharmos hoje, da nossa produção de carne de alta qualidade, visto que o Brasil tem conseguido unir todas as potencialidades dos tradicionais países produtores de carne de alta qualidade.
BeefPoint: Quais são marcas de carne no Brasil hoje que você considera referência?
Lucas Lieberknecht: Temos excelentes marcas de carne no mercado. Valorizo bastante o trabalho do Marfrig, que foi a primeira grande indústria a fomentar este tipo de produção e sempre manteve uma produção bastante focada, de extrema qualidade.
O JBS tem produzido uma carne muito boa com a marca “Swift Black” e que trouxe aos produtores do RS uma alternativa bastante interessante de liquidez para seus animais.
Particularmente gosto muito da “Bonsmara Beef”. Ao meu ver é um programa próximo do completo, pois atende todas as etapas de produção (grau de sangue, cria, recria, terminação, abate, desossa e varejo), incentiva os produtores através de uma premiação acima do corrente e se posiciona de forma muito próxima ao consumidor final, o que é muito importante.
BeefPoint: Em sua opinião, qual setor serve de referência para a pecuária no que diz respeito a marketing e por quê?
Lucas Lieberknecht: Tem vários, mas o exemplo da cerveja é muito bom. Por mais que se façam propagandas maravilhosas, todos sabemos qual nossa marca preferida, qual será o efeito de escolher certo ou errado para o churrasco com os amigos.
E agora surgem as cervejas artesanais, produzidas em pequeno volume, de formas diferentes, com ingredientes diversos e com preço relativamente mais alto, mas que nos despertam vontade de provar, para depois voltar a beber.
BeefPoint: Qual exemplo de profissional dessa área você mais admira?
Lucas Lieberknecht: O Brasil tem muitos profissionais excelentes. Em se tratando de “Ciência da Carne”, sem dúvida o professor Pedro de Felício, que é uma grande referência.
Como profissional diretamente envolvido no setor, o Roberto Barcellos da Beef&Veal Consultoria, de Botucatu – SP, é também uma grande referência do Brasil. Posso atestar que ele conhece toda a cadeia produtiva (cria, recria, engorda, indústria e varejo) nos seus mínimos detalhes, além de trabalhar há muitos anos com o objetivo de produzir e informar sobre carne de qualidade.
Renato Galindo, do Marfrig, também merece meu respeito e admiração por seu conhecimento e dedicação ao setor.
BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?
Lucas Lieberknecht: Estamos na busca constante de evolução, mas nada é fácil. O ano de 2013 foi um ano excelente em termos de produção, colocamos em prática algumas ferramentas de intensificação que nos trouxeram resultados positivos, dentre eles a retomada da sistematização do “Pastoreio Voisin” e a suplementação estratégica em pastagens cultivadas.
A busca por animais com genética superior também nos trouxe um grande retorno em termos de produtividade.
BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?
Lucas Lieberknecht: Em 2014, pretendo melhorar os índices de produção de verão em campo nativo, buscar consultoria “oficial” para ferramentas de proteção de preços, além de, se possível, aumentar o volume de produção.
BeefPoint: Que mensagem você deixaria para aqueles que desejam criar e consolidar uma marca de carne em nosso país?
Lucas Lieberknecht: Eu diria que procurem trabalhar em sintonia com o produtor, que é o fornecedor e que garante o processo e que procurem saber e conhecer todas as etapas da produção e onde ela se diferencia dos demais, e que não caiam na tentação de flexibilizar a qualidade do produto final.
Confira abaixo algumas imagens de alguns animais de Lucas Lieberknecht que produzem carne de qualidade:
Participe do Workshop Marcas de Carne – 20 e 21 de novembro de 2013