A americana Tyson Foods, uma das maiores empresas de proteínas animais do mundo, obteve lucro líquido de US$ 364 milhões no segundo trimestre de seu atual exercício, encerrado em março, 14,6% menos que no mesmo período do ano-fiscal anterior. O lucro líquido por ação caiu de US$ 1,17 para US$ 1. Com isso, no primeiro semestre do exercício o lucro líquido somou US$ 921 milhões, US$ 977 milhões em igual intervalo do ano-fiscal 2019.
Na comparação trimestral, as vendas da companhia cresceram 4,26%, para US$ 10,9 bilhões. No semestre, somaram US$ 21,7 bilhões, com elevação de 5,2%. “Durante o trimestre, testemunhamos uma mudança sem precedentes na demanda de alimentos para o varejo, fechamento temporário de fábricas, presença reduzida de membros da equipe e volatilidade da cadeia de suprimentos como resultado do coronavírus. Apesar desses desafios, conseguimos ajustar nosso mix e redirecionar produtos para os canais apropriados”, diz o CEO da Tyson, Noel White, em comunicado que acompanhou a divulgação dos resultados.
O lucro operacional da área de carnes da companhia cresceu 2,7% no segundo trimestre na comparação anual, para US$ 109 milhões. Na área de carne suína, a alta foi de 7,3%, para US$ 93 milhões. Em aves foi de 2,9%, para US$ 99 milhões, e a área de alimentos prontos teve alta de 9,2% para US$ 191 milhões. Por fim, a divisão internacional da Tyson Foods apresentou lucro operacional de US$ 9 milhões no trimestre, comparado a um prejuízo de US$ 7 milhões um ano antes.
Fonte: Valor Econômico.