A americana Tyson Foods, uma das maiores empresas de carnes do mundo, registrou lucro líquido atribuído ao controlador de US$ 749 milhões no 3º trimestre de seu atual exercício (encerrado em 3 de julho), um aumento de 43% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi sustentado pelo crescimento das vendas em todos os negócios de proteína.
As vendas saltaram 24,5%, para US$ 12,5 bilhões, e o lucro operacional aumentou 37,4%, para US$ 1,1 bilhão. O segmento com maior incremento das vendas, de 24%, foi o de carne bovina, que gerou receita de US$ 4,9 bilhões.
O segmento de carne suína teve aumento de 14,5% nas vendas, para US$ 1,7 bilhão, e o de carne de frango subiu 3,3%, para US$ 3,5 bilhões. Em alimentos preparados, a receita foi de US$ 2,3 bilhões, alta de 4,5%.
“Nós entregamos um desempenho forte em um mercado de proteínas forte”, disse Donnie King, presidente e CEO da Tyson, em nota. Ele destacou que a companhia registrou o 12º trimestre consecutivo com ganhos de participação de mercado nos principais negócios no varejo. “Nosso volume no food service melhorou conforme a indústria de restaurantes começa a reabrir e recuperar”, acrescentou.
Dívida diminui
No lado financeiro, a dívida líquida da companhia foi reduzida em 11,9%, a US$ 8,7 bilhões. Como o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado alcançou US$ 4,1 bilhões no acumulado em nove meses e US$ 5,3 bilhões nos 12 meses até 3 de julho, a alavancagem foi reduzida para 1,9 vez — ante 2,3 vezes o registrado no fim do último exercício fiscal (encerrado em 3 de outubro de 2020).
“Nós continuamos a construir força financeira, reduzindo nossa dívida e investindo no crescimento futuro executando planos para expandir nossos negócios, para resolver limites de capacidade e atender o crescimento constante”, disse Donnie King.
Fonte: Valor Econômico.