Mais de 13 milhões de hectares estão destinados à produção de gado no Uruguai, segundo o censo publicado nesta segunda-feira pelo Ministério de Pecuária Agricultura e Pesca do país, o que representa 81% da área agropecuária total.
O material divulgado pelo ministério contém informação sobre o uso do solo agropecuário e a distribuição geográfica dos setores no país, segundo os últimos censos agropecuários de 1990, 2000 e 2011.
Segundo o último registro estatístico, a quantidade de hectares destinada ao desenvolvimento do gado foi de 13,4 milhões de hectares, com uma queda de 9% em relação ao período entre 2000 e 2011.
O relatório também explica a situação do campo natural, principal componente dentro da atividade criadora de gado, que teve seu ponto máximo de produção em 1990 com um índice de 86%.
Nas duas décadas seguintes houve um descenso de 8% e se estima que a causa seja o aumento da agricultura de sequeiro e a florestação.
Além disso, foi detalhado que uma das principais mudanças geradas na indústria agrícola foi a quantidade de cabeças de gado bovino e ovino, principais consumidores do pasto e que também são utilizados com outros fins além do consumo de carne, como a produção de lã e o consumo de leite.
A quantidade de cabeças de bovino aumentou de 8,3 milhões de exemplares a 11,1 milhões e quanto aos ovinos, sua quantidade diminuiu notoriamente, de 25,2 milhões de cabeças a 7,5 milhões nos 20 anos transcorridos entre os três diferentes censos.
Fonte: Agência EFE, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.