Níveis ótimos de inclusão de NNP em dietas de bovinos
30 de setembro de 2008
Mercado Físico do Boi – 01/10/08
2 de outubro de 2008

Mapa e FAO unem-se por sustentabilidade na pecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinam acordos de cooperação com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O protocolo de intenções, que será firmado com o Mapa, prevê a formulação de um programa estratégico de desenvolvimento sustentável da pecuária, a recuperação de pastagens degradadas e a intensificação da produção sustentável em sistemas de integração lavoura-pecuária-silvicultura no Brasil, especialmente para os biomas da amazônia e cerrados.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinam acordos de cooperação com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), nesta quarta-feira (1º), às 15h, no Salão de Atos, no térreo do Mapa. Participarão da cerimônia o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro, o subdiretor geral da FAO, José Maria Sumpsi Viñas, e o representante da FAO no Brasil, José Tubino.

O protocolo de intenções, que será firmado com o Mapa, prevê a formulação de um programa estratégico de desenvolvimento sustentável da pecuária, a recuperação de pastagens degradadas e a intensificação da produção sustentável em sistemas de integração lavoura-pecuária-silvicultura no Brasil, especialmente para os biomas da amazônia e cerrados.

No caso da Embrapa, o memorando de entendimento com a FAO estabelece o desenvolvimento de planos para criação de sementes de qualidade, compartilhamento e adaptação de recursos genéticos vegetais, capacitação em produção, pós-colheita e armazenamento de sementes. Também recomenda a adaptação de boas práticas de cultivo e de pós-colheita e apoio na expansão da produção local de sementes e fertilizantes orgânicos. Inclui ainda a orientação técnica no desenvolvimento da pesquisa agrícola nacional e de políticas e estratégias de inovação.

O memorando que será assinado entre a Conab e a FAO tem por objetivo prover assessoramento técnico, capacitação e intercâmbio de informações sobre o abastecimento agroalimentar para países da África e América Latina, em especial Nicarágua e Haiti. Essas medidas permitirão o aumento da produção e da produtividade agrícola, em particular dos pequenos agricultores, pela intensificação dos sistemas de produção sustentáveis.

As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress