Prolapso uterino: o que você precisa saber
3 de abril de 2023
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 03-abril-2023
4 de abril de 2023

Mapa e Serpro assinam acordo de cooperação técnica para aprimorar o monitoramento do Plano ABC+

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) assinou, na última sexta-feira (31), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o monitoramento das ações de recuperação de pastagens degradadas e de mitigação dos gases de efeito estufa, no âmbito do Plano ABC+. O prazo de vigência do Acordo será de 6 meses, a partir da assinatura, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

O ACT é parte da estratégia de governança, monitoramento e avaliação em âmbito federal, exercida pelo Mapa, do Plano ABC+, sendo de sua responsabilidade garantir a informação clara e atualizada dos avanços e alcances do Plano, promovendo a simetria informacional entre público e privado, inclusive no que se refere às comunicações nacionais e internacionais, com transparência e presteza.

O Acordo prevê o desenvolvimento de uma plataforma sobre um dos Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis do Plano ABC+ (SPSABC), que são as “Práticas de Recuperação de Pastagem Degradada”, de forma a monitorar a adoção em área e mensurar sua contribuição na mitigação de gases de efeito estufa. No Plano ABC+ a SPSABC é uma de oito tecnologias que integram a Plataforma ABC e que tem como meta atingir 30 milhões de hectares e essa ferramenta de monitoramento será fundamental para acompanhar esse trabalho.

A parceria é o primeiro passo de um conjunto de ações que a SDI/Mapa pretende adotar para a construção e consolidação de uma plataforma de inteligência de dados e informações sobre agricultura sustentável.

“Será um ambiente digital onde todas as esferas envolvidas no acompanhamento e monitoramento do plano ABC+ terão acesso e visão das diferentes fases da execução do Plano, otimizando sua implementação. Uma plataforma que vai nos ajudar também a mostrar, com dados e informação precisas, como estamos lidando com o desafio da mudança climática, além de colocar o Mapa em sintonia com a estratégia de Governo Digital que fomenta políticas públicas baseadas em dados e evidências, com transparência e otimização das informações”, disse a secretária da SDI, Renata Miranda.

Plano ABC+

O ABC+, Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, é uma agenda estratégica nacional do governo brasileiro que dá continuidade à política setorial para enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário, no período de 2020 a 2030.

O objetivo geral é promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agropecuária brasileira, com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, a partir de uma gestão integrada da paisagem.

Fonte: Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress