Mercado Físico da Vaca – 26/05/10
26 de maio de 2010
Mercados Futuros – 27/05/10
28 de maio de 2010

Marcação de touros Montana a todo vapor

O Programa Montana já deu início às avaliações finais para seleção dos machos da safra 2008 que serão comercializados como touros a partir de agosto.

As avaliações dos animais começaram no momento do nascimento, quando é colhido o peso ao nascer. Na desmama, todos os animais passam por uma segunda avaliação, quando são anotados o peso, presença/ausência de chifres e pelagem dos animais.

Aos 14 meses de idade os animais passam pela última avaliação antes da avaliação genética. Os animais são pesados, têm suas medidas de altura e perímetro escrotal (machos) colhidas, além de receberem notas para musculosidade, pêlos e resistência a parasitas.

Todos esses dados seguem para a USP/Pirassununga, onde é processada a avaliação genética do gado. “Só depois da avaliação genética pronta é que definimos quais são os animais com Índice Montana adequado para se tornarem reprodutores”, informa Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana. Todo esse cuidado deve-se à emissão do CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção – que garante que apenas os melhores 22% melhores machos da safra se tornam touros.

Definido o Índice Montana para emissão de CEIP, os técnicos do Programa Montana saem a campo para inspeção de todos os candidatos a touros. Os animais são avaliados individualmente e são considerados critérios genéticos, funcionais, reprodutivos e morfológicos para escolha dos melhores animais.

Após esta avaliação, os selecionados recebem o M, de Montana, no lombo.

A partir da marcação, os touros passam por exame andrológico e preparação para venda. A safra 2008 de touros Montana estará pronta para comercialização a partir de agosto, em todos os franqueados espalhados por todo o país.

Para saber mais, entre em contato com o Programa Montana através do telefone (17) 3231-6455, ou pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.