A Marfrig realizou, no primeiro trimestre, um pioneiro abate de gado neutro em emissão de metano em sua unidade de Promissão (SP). O lote com 18 animais foi criado de acordo com os critérios do Projeto Pecuária Neutra, que teve início na Fazenda Triqueda, em Coronel Pacheco (MG), e posteriormente foi adotado por outras 6 propriedades, incluindo a Ecofarms, em Prata (MG).
Os animais abatidos foram criados sob o sistema de integração pecuária/floresta (IPF). No caso deste lote, a pegada de carbono foi de aproximadamente 73,43 toneladas de CO2 equivalente e as emissões foram compensadas pelo plantio de árvores no sistema silvipastoril (IPF), informou a Marfrig.
A companhia acrescenta que a partir de agosto de 2016 terá início a primeira fase de abate comercial do projeto Pecuária Neutra, com uma escala regular de 600 animais/ano das raças Brangus e Nelore. Uma das possibilidades de venda da carne neutra em metano será na Rede de Supermercados Zona Sul, que possui 35 lojas na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.