Mapa mostra previsão de chuva no Uruguai e Rio Grande do Sul para as próximas 72 horas — Foto: MetSul
Uma massa de ar quente deve fazer chover forte em áreas de fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul até o fim da semana. A MetSul aponta que os acumulados podem varias de 200 a 400 milímetros em algumas localidades.
“O quadro é de grave perigo de chuva extrema nestas áreas com grandes impactos esperados em zonas urbanas e rurais. Podem ser esperadas inundações, com muitas áreas alagadas”, avaliam os meteorologistas.
Em boletim, eles explicam que a massa de ar será “excepcionalmente quente” e bloqueará a instabilidade nas latitudes médias da América do Sul. A situação deve levar chuva forte à área central da Argentina e ao oeste e norte do Uruguai.
Alguns modelos indicam que os acumulados podem atingir até 500 milímetros em algumas áreas do território uruguaio. Toda essa instabilidade afetaria principalmente as localidades mais a oeste do Rio Grande do Sul. Os volumes devem ser menores, mas ainda, assim, considerados extremos, de 100 a 200 milímetros.
“Algumas estradas devem se tornar intransitáveis com prováveis trechos e pontilhões cobertos pela água”, alerta a MetSul.
Fonte: Globo Rural.