O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu ontem (6) a condição de área livre de febre aftosa com vacinação ao Mato Grosso do Sul. Desde 2005 o estado estava impedido de comercializar animais e seus produtos para outras regiões do Brasil e exterior. O novo status suspende as restrições impostas ao trânsito e comércio de animais e produtos de risco para a doença de Eldorado, Japorã e Mundo Novo.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu ontem (6) a condição de área livre de febre aftosa com vacinação ao Mato Grosso do Sul.
Desde 2005 o estado estava impedido de comercializar animais e seus produtos para outras regiões do Brasil e exterior, informou do Mapa. O novo status suspende as restrições impostas ao trânsito e comércio de animais e produtos de risco para a doença de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, onde foram detectados, em 2005 e 2006, focos de febre aftosa que culminaram nas restrições.
A decisão do Mapa, segundo o ministro Reinhold Stephanes, vai contribuir para que Mato Grosso do Sul retome as exportações. “O comércio externo, incluindo a União Européia, ainda depende de liberação da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal)”, destacou Stephanes, informando que, em dezembro, uma nova missão internacional deve visitar a região.