Em anúncios de página inteira nos principais jornais americanos, o Burger King propôs unir-se à rede rival McDonald’s por um dia, em uma “loja-conceito” na cidade americana de Atlanta para vender conjuntamente um sanduíche chamado “McWhopper”.
No convite público, o Burger King propõe “as partes mais saborosas do seu hambúrguer mais famoso e do nosso Whopper juntas em um delicioso hambúrguer repleto de paz e amor, disponível apenas um dia (…), servido em apenas um restaurante”.
O McWhopper incluiria seis ingredientes do Whopper (como cebola, picles e carne na grelha) e seis do Big Mac (como o “molho especial”, a carne e o queijo). A campanha incluiu um site: www.mcwhopper.com. O valor arrecadado com as vendas seria destinado à Peace One Day.
A resposta do McDonalds à ação de marketing rival foi vaga: “Nós adoramos a intenção, mas acreditamos que nossas duas marcas juntas poderiam fazer algo maior para fazer a diferença”. Assinada por Easterbrook, CEO da companhia, a mensagem, publicada em diversas línguas no Facebook, questiona os efeitos da iniciativa. “Todos os dias, vamos reconhecer que entre nós há uma simples competição de negócios amigável que certamente não é igual a circunstâncias de real dor e sofrimento da guerra.”
Fonte: BBC Brasil, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.