Impactos econômicos do COVID-19 – Por Elo Performance e Insights
15 de abril de 2020
Secretaria de Agricultura dobra a produção de diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos no primeiro trimestre de 2020
16 de abril de 2020

Medidas de apoio ao setor agropecuário deverão ser anunciadas na semana que vem

Se, por um lado, o montante de recursos para a subvenção do crédito rural não deverá aumentar na safra 2020/21, por outro um recurso extra deverá ser aprovado para bancar novas medidas de apoio ao setor agropecuário frente à crise atual. Essas medidas devem ser anunciadas na semana que vem. Foi o que afirmou o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, durante uma videoconferência na noite desta quarta-feira.

“A ministra [da Agricultura] Tereza Cristina conseguiu recursos, em negociação com o ministro Paulo Guedes. Deverão sair mais votos do Conselho Monetário Nacional [CMN] para alongamento de dívidas, renegociação e talvez até outras linhas de crédito. Estamos trabalhando nisso, são medidas nacionais. Vêm aí mais medidas na semana que vem de apoio à agricultura com recursos do Tesouro Nacional”, destacou, mas sem revelar o valor do recurso adicional.

Na semana passada, o Valor adiantou que o governo deveria injetar novos recursos no Tesouro Nacional para ajudar implementar ações de socorro ao setor produtivo.

Até o momento, as medidas aprovadas pelo CMN, como alongamento de prazos de dívidas rurais e abertura de crédito emergencial, são bancadas com recursos obrigatórios dos bancos, oriundos dos depósitos à vista, que não consomem o dinheiro destinado à subvenção.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.