China inicia auditoria a frigoríficos no Brasil
22 de setembro de 2026
Abiec: carne bovina brasileira pode voltar à UE no 1º semestre de 2027
22 de setembro de 2026

Minerva compra participação na Grão Direto, fintech de comercialização de grãos

Foto: Divulgação Minerva

A Minerva Foods, maior exportadora de carne bovina da América do Sul, comprou participação na Grão Direto, agfintech voltada à comercialização digital de grãos, segundo comunicado da Grão Direto. A produtora de carnes adquiriu a participação detida até então por um fundo de venture capital que foi um dos primeiros investidores da Grão Direto, quando a startup ainda estava em estágio inicial de operação, de acordo com a nota. A Grão Direto não informou qual fundo vendeu a fatia.

A carteira de investidores da startup já contava com grandes grupos do agronegócio, como ADM, Amaggi, Bayer, Basf, Cargill, LDC, SLC, CME (Bolsa de Chicago), Banco Rendimento e Bradesco. Também estão no grupo os fundos de tecnologia como Kaszek, Barn, Lanx e Endeavor Scale-Up Ventures.

“Nosso cap table [estrutura de investidores] é diverso por desenho. Todos os acionistas são minoritários, sem controle e sem exclusividade, e a porta segue aberta, tanto que agora temos a Minerva Foods conosco”, afirmou em nota o CEO e cofundador da Grão Direto, Alexandre Borges.

A empresa disse que considera “bem-sucedida” a saída do fundo que vendeu a participação à Minerva. “O fundo apostou cedo, ajudou a construir e agora realiza um retorno positivo”, afirmou a Grão Direto.

A entrada da Minerva no grupo de investidores acontece no momento em que a Grão Direto amplia sua plataforma de comercialização, escala seus serviços financeiros e consolida o uso da inteligência artificial, de acordo com a fintech.

Com sua IA proprietária, o AIrton, a startup já calcula mais de 50 milhões de preços em tempo real por dia. Em 2025, foram 12 milhões de toneladas negociadas digitalmente, segundo a empresa.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *