Em viagem oficial à Rússia, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, apresentou o programa do Mapa de mobilidade social no campo ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU). A ministra se reuniu nesta quarta-feira (7) com o presidente da entidade, Kanayo Nwanze, em Moscou.
O Fida buscou interlocução com o governo brasileiro para tratar da revisão do plano de atuação no Brasil entre 2016 e 2021. Uma das prioridades do novo programa da entidade é o desenvolvimento rural e a redução da pobreza, com foco na cooperação Sul-Sul e em parcerias estratégicas.
Kátia Abreu afirmou que o Mapa está implementando o programa “Oportunidade: Mobilidade Social no Campo”, cujo objetivo é dobrar a atual classe média rural brasileira por meio de qualificação, extensão rural e estímulo ao associativismo, em busca do aumento da renda dos pequenos produtores. Segundo ela, um dos focos do programa é corrigir imperfeições de mercado enfrentadas pelos pequenos produtores. A ministra acrescentou que o Oportunidade é adaptável a qualquer lugar do mundo, inclusive à África, um dos focos de atuação do Fida. “O importante é treinar os técnicos para aprenderem e irem até as propriedades para transmitir conhecimento e tecnologia aos produtores, estejam eles no Brasil, estejam em um país africano.”
Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.