Após anos exportando apenas carne enlatada para os Estados Unidos, Mato Grosso do Sul terá na próxima semana a chance de conquistar espaço para vender carne bovina in natura aos países da América do Norte. Chega ao Brasil, na segunda-feira (28), uma missão do Nafta, composta por técnicos dos Estados Unidos, Canadá e México. O objetivo é realizar análise de risco para possível importação de carne bovina e derivados das áreas livres de febre aftosa com vacinação, da qual fazem parte os estados dos Circuitos Pecuários Leste e Centro-Oeste. A missão chega no domingo, contudo a visita a Mato Grosso do Sul começa na quarta-feira (30).
Segundo o delegado federal de Agricultura (DFA/MS), José Antônio Roldão, a equipe chegará a Ponta Porã e representantes dos órgãos sanitários federal e estadual farão a apresentação dos programas de defesa sanitária animal desenvolvidos no Estado. Em seguida, visitarão o Posto de Vigilância Agropecuária (PVA) do Ministério da Agricultura, situado no município. No dia 31, a equipe se deslocará para Nova Andradina, onde visitará o escritório local da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e uma propriedade rural especializada na criação extensiva de bovinos.
Simultaneamente, outros dois grupos do Nafta estarão realizando a mesma vistoria nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Pará, onde darão ênfase à inspeção dos laboratórios de diagnóstico de doenças dos animais. Os técnicos também vão conhecer as atividades de defesa sanitária no Tocantins e Pará.
Fonte: Correio do Estado (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint