Exportação de carne bovina in natura cresceu 36,1%
24 de outubro de 2002
Iagro descarta suspeita de mais um foco de aftosa no Paraguai
28 de outubro de 2002

Missão do Nafta chega ao Brasil

Após anos exportando apenas carne enlatada para os Estados Unidos, Mato Grosso do Sul terá na próxima semana a chance de conquistar espaço para vender carne bovina in natura aos países da América do Norte. Chega ao Brasil, na segunda-feira (28), uma missão do Nafta, composta por técnicos dos Estados Unidos, Canadá e México. O objetivo é realizar análise de risco para possível importação de carne bovina e derivados das áreas livres de febre aftosa com vacinação, da qual fazem parte os estados dos Circuitos Pecuários Leste e Centro-Oeste. A missão chega no domingo, contudo a visita a Mato Grosso do Sul começa na quarta-feira (30).

Segundo o delegado federal de Agricultura (DFA/MS), José Antônio Roldão, a equipe chegará a Ponta Porã e representantes dos órgãos sanitários federal e estadual farão a apresentação dos programas de defesa sanitária animal desenvolvidos no Estado. Em seguida, visitarão o Posto de Vigilância Agropecuária (PVA) do Ministério da Agricultura, situado no município. No dia 31, a equipe se deslocará para Nova Andradina, onde visitará o escritório local da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e uma propriedade rural especializada na criação extensiva de bovinos.

Simultaneamente, outros dois grupos do Nafta estarão realizando a mesma vistoria nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Pará, onde darão ênfase à inspeção dos laboratórios de diagnóstico de doenças dos animais. Os técnicos também vão conhecer as atividades de defesa sanitária no Tocantins e Pará.

Fonte: Correio do Estado (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.