Em apenas uma hora, a missão técnica do departamento norte-americano de Agricultura (USDA), chefiada pelo veterinário Hatim Gubara, vistoriou ontem (07) os escritórios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) junto à Aduana Integrada de Fronteira, na fronteira de Paso de los Libres, com Uruguaiana.
Acompanharam a inspeção os técnicos dos EUA Jim Watson e Theresa Boyle, e o chefe do Serviço de Sanidade Animal do Mapa no RS, Hélio Pinto, além de veterinários federais e estaduais. A visita, conforme Pinto, serviu para que os técnicos realizassem a análise de risco nas áreas de fronteira de estados com possibilidade de exportar carne bovina in natura ao mercado norte-americano.
No escritório do Mapa, os técnicos fizeram perguntas sobre os procedimentos de desinfecção de produtos e veículos que ingressavam no Brasil e o destino das mercadorias retidas. Verificaram também o volume de apreensões registradas e o tipo de cargas fiscalizadas pelo Mapa.
Ainda ontem, os norte-americanos estiveram na inspetoria veterinária de Alegrete. Hoje, o roteiro prossegue em Santana do Livramento, onde inspecionam o controle integrado de fronteira Brasil-Uruguai e Bagé.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint