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Missão quer diversificar pauta de exportações entre Brasil e Rússia

Sobre a missão empresarial que o governo brasileiro organizou à Moscou, na Rússia, para os dias 19, 20 e 21 deste mês, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem como prioridade desenvolver ainda mais as relações de cooperação entre os dois países.

De acordo com Furlan, as relações de comércio entre os dois países são relativamente recentes, já que o Brasil e a Rússia tiveram que atravessar períodos de turbulências econômicas, mas nos últimos anos elas ganharam uma aceleração extraordinária, com um crescimento de cerca de 60% de 1999 a 2002.

O ministro ressaltou que os números desse quadrimestre demonstram o crescente aumento desse comércio. Neste período, as exportações para a Rússia aumentaram 35,5% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado. Mesmo assim, disse Furlan, há dificuldades que precisam ser vencidas, como o desconhecimento dos empresários de ambos os países sobre as efetivas oportunidades comerciais existentes e a concentração das exportações em torno de quatro setores da economia brasileira, que representam mais de 80% do intercâmbio comercial entre os dois países.

Furlan citou como exemplo duas famílias de produtos que predominam na pauta das exportações brasileiras para a Rússia: carnes e açúcar. Nas importações, fertilizantes, adubos, níquel e seus derivados são os produtos mais comprados pelo Brasil.

De janeiro a abril deste ano, o Brasil exportou US$ 374 milhões para a Rússia, um aumento de 35,5% sobre igual período do ano passado (US$ 276 milhões), o que faz do país o 14o mais importante destino das exportações brasileiras. Dos US$ 374 milhões, US$ 172 milhões (46%) foram de carnes e US$ 127,5 milhões (34,1%) de açúcar. O país importou da Rússia US$ 107 milhões nos primeiros quatro meses deste ano, sendo US$ 68,1 milhões (64,3%) de adubos e fertilizantes.

Os principais objetivos dessa missão empresarial são diversificar a pauta e engajar as pequenas empresas nesse intercâmbio comercial para que elas possam descobrir as oportunidades oferecidas pelo mercado russo. O ministro espera ainda que a missão estimule as autoridades russas a organizar uma missão similar à brasileira, que traga ao Brasil empresas russas para oferecer produtos que normalmente o Brasil precisa e, por falta de conhecimento e de relações comercias, importa de outros mercados.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior/MDIC (por Alice Rosas Maciel) e Hoje em Dia/MG, adaptado por Equipe BeefPoint

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