Mercado Físico da Vaca – 23/04/09
23 de abril de 2009
Mercados Futuros – 24/04/09
27 de abril de 2009

Missão vai à China negociar exportações de carnes

Destravar as barreiras que impedem a entrada da carne brasileira na China e recalcular o comércio bilateral são dois dos objetivos de uma missão de técnicos dos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que está em Pequim nesta semana.

Destravar as barreiras que impedem a entrada da carne brasileira na China e recalcular o comércio bilateral são dois dos objetivos de uma missão de técnicos dos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que está em Pequim nesta semana.

“Os chineses disseram que estão dispostos a liberar mais frigoríficos e a finalmente permitir a entrada de carne bovina brasileira no país”, disse secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Célio Porto.

Segundo Porto, o governo chinês diz que permitirá a entrada de frango brasileiro se o Brasil, em contrapartida, permitir a entrada de tripas de ovinos e caprinos chineses no Brasil, usados na área médica. “Fizemos avanços, mas [o processo] ainda é lento. Nossas exportações são concentradas em poucos produtos, como soja e ferro, e a maneira mais rápida de diversificar a pauta seria com a entrada das carnes brasileiras”, diz Porto.

Uma das discussões na pauta é a convergência das estatísticas do comércio exterior. Tanto em 2007 quanto em 2008, os dois lados alegaram sofrer déficit com o parceiro. “A China inclui custos de frete e seguro na conta final, algo que o Brasil não faz, por isso a diferença”, diz Paulo Roberto Pavão, coordenador-geral de Estatística da Secretaria de Comércio Exterior.

Em 2007, por exemplo, a China disse que sofreu um déficit com o Brasil de US$ 7,58 bilhões, enquanto o Brasil diz que teve déficit com a China de US$ 1,849 bilhão. Com os novos cálculos, deve ficar confirmada a desvantagem do lado brasileiro. “O cálculo nos favorece, e a China terá que reconhecer que temos déficit com eles, o que ajuda na hora de negociar”, explica Welber Barral, secretário de Comércio Exterior.

As informações são da Folha de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Jose Eduardo da Silva disse:

    Que venha a China, pois é o unico que tem dinheiro para pagar as contas, o resto está tudo quebrado. Está sobrando boi na linha, vamos ter de aguentar a crise até 2013, eu não desanimo, pois enquanto os nossos produtos em 14 anos subiu 25%, os demais segmentos subiram 600%, esta balança é que deveria ser corrigida, nós não recebemos nem o custo operacional com 5 anos de atividades estamos todos quebrados e sem money para repor nossas ferramentas e maquinas, até hoje não surgiu nenhum economista para entender esta ecnomia do produtor rural.