Água no chopp – Por Luciano Vacari
18 de março de 2024
O que é sensação térmica? Entenda o cálculo e como animais e plantas são afetados
19 de março de 2024

Moody’s eleva perspectivas de rating da Marfrig e BRF

A agência de classificação de risco Moody’s elevou de negativo para estável o rating Ba2 atribuído ao frigorífico Marfrig, devido a boas perspectivas econômicas para a companhia. Além disso, a agência atualizou sua perspectiva para o rating de crédito da companhia de alimentos BRF, de estável para positiva.

“Embora o segmento de carne bovina dos EUA continue pressionado pela disponibilidade limitada de gado e custos mais elevados, o segmento de carne bovina da América do Sul continuará a se beneficiar de fundamentos mais favoráveis em custos e mercados de exportação”, afirma a Moody’s em nota.

A perspectiva estável leva em consideração que a Marfrig manterá a liquidez adequada ao longo dos próximos 12 a 18 meses apresentando disciplina na alocação de seu capital.

A agência de classificação de risco menciona ainda a recente venda de ativos realizada pela Marfrig para a Minerva no último ano, avaliada em R$ 7,5 bilhões. A previsão é de que, se o valor total for para quitar débitos da empresa como anunciado, o nível de alavancagem da Marfrig caia de 6,8 vezes nos últimos 12 meses para quatro vezes ao final de 2024.

Caso o negócio, que ainda depende de aprovação dos órgãos reguladores, não seja concluído, a previsão da Moody’s é de uma alavancagem de 4,8 vezes ao final deste ano – “ainda uma melhora em relação aos níveis registrados em setembro”, destaca a agência.

A classificação da Marfrig pode ser revista negativamente caso haja piora na performance operacional da companhia, maior agressividade em sua política financeira ou perda de liquidez; ou positivamente caso a companhia siga apresentando boa performance operacional e o mercado de carne bovina com bom desempenho nos principais mercados em que a empresa atua, com destaque para Brasil e Estados Unidos.

BRF

No caso da BRF, além da perspectiva positiva, a empresa teve o rating Ba3, em escala internacional, reafirmado.

“A referida alteração é consequência, principalmente, da melhora nas métricas de crédito observada em 2023, refletindo a redução dos níveis de endividamento”, disse o diretor vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da BRF, Fábio Mariano, em comunicado ao mercado.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress