Modera a queda no comércio mundial de carnes
27 de janeiro de 2016
JBS afunda 11% após denúncia do MPF contra CEO do grupo
27 de janeiro de 2016

MPF denuncia Joesley Batista, da JBS, por crime financeiro

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) informou na terça-feira (26) que denunciou Joesley Batista, presidente do conselho de administração da JBS, controlada pela J&F, da qual é presidente, e João Heraldo dos Santos Lima, presidente do Banco Rural, por crime contra o sistema financeiro. Outros executivos da J&F e do Banco Rural também foram denunciados. A denúncia foi aceita pela Justiça Federal no dia 19 de janeiro, abrindo o processo criminal.

De acordo com o MPF-SP, os executivos são acusados de operações ilegais de concessão de empréstimos conhecidas como “troca de chumbo” envolvendo cerca de R$ 80 milhões. Na prática, os grupos J&F e o Banco Rural teriam feito operações triangulares entre duas instituições financeiras para a emissão de crédito a empresas que também fazem parte desses grupos, no fim do exercício de 2011, o que é vedado.

Com essa operação, acusa o MPF—SP, o Banco Original teria concedido indiretamente empréstimo vedado para as coligadas J&F Participações e Flora Produtos de Higiene e Limpeza. O Banco Rural teria feito o mesmo com a Trapézio, que é a sua controladora.

Além de Joesley Batista e João Heraldo, o MPF também denunciou por participação direta no caso a presidente da Trapézio, Kátia Rabello, executiva condenada no processo do mensalão. O diretor financeiro da J&F, Antonio José Barbosa Guimarães, o presidente do Banco Original, Emerson Fernandes Loureiro, o vice-presidente do Original, José Eduardo Tobaldini Jardim, o vice-presidente da Trapézio, Plauto Gouveia, o vice- presidente do Banco Rural, Vinícius Samarane, e o diretor financeiro da instituição, Wanmir Almeida Costa também foram denunciados.

A J&F alegou que ainda não teve acesso ao processo e a decisão do juiz que aceitou a denúncia, mas que a empresa apresentará sua defesa.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress