Foi encerrado no MS o abate sanitário de 354 bovinos em Japorã. Na fazenda Medianeira III, onde foi detectado o novo foco, foram sacrificados 149 animais. Também ocorreram sacrifícios de bois, vacas e bezerros em outras quatro propriedades, vizinhas à Fazenda Medianeira III.
Segundo o diretor-presidente do Iagro, João Cavalléro, não haverá mais abates sanitários em Japorã. “A partir de agora vamos realizar a operação rescaldo, com a eliminação de qualquer vestígio do vírus, com incineração de material suspeito, limpeza de estábulos e cocheiras, entre outras medidas.”
Técnicos do Iagro comentaram, extra-oficialmente, que é provável que o abate não pare nesse número. A possibilidade se justifica pelo fato de que os resultados da sorologia de vários outros animais ainda não foram liberados, e mais propriedades próximas à fazenda Medianeira III também estariam passando por avaliação. Levantamentos ainda estariam sendo feitos para verificar se os 22 bovinos com sorologia positiva haviam passado por outros sítios ou fazendas da região.
Segundo o diretor-presidente da Iagro, João Cavalléro, a reincidência da doença faz parte do processo de erradicação e não se trata de um retrocesso. As informações são de João Naves para O Estado de S. Paulo e Antonio Viegas para o Correio do Estado/MS.