Na oportunidade do encontro entre a missão paraguaia, liderada pelo presidente do Serviço Nacional de Qualidade em Saúde Animal do Paraguai (Senacsa), Hugo Corrales Irrazábal, e o secretário de Produção e Turismo (Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho, ocorrido manhã de hoje, ficou pré-determinado à assinatura de um convênio de cooperação mútua entre os dois países.
O protocolo em questão teria como prioridade o abate de animais paraguaios em frigoríficos de Porto Murtinho e Ponta Porã, lembrando que o Paraguai foi declarado como área livre de febre aftosa com vacinação em 19 de janeiro passado e deve obter em maio o certificado de área livre da doença pela OIE.
Outra ação estaria na troca de materiais genéticos entre os dois países. “Os nossos problemas são únicos, estamos no mesmo quintal”, enfocou Dagoberto Nogueira ao ressaltar a importância da ação em conjunto para evitar os tradicionais problemas que todos os anos costumam tumultuar as ações dos órgãos de defesa sanitária na fronteira.
“Já que existe um convênio bilateral vigente queremos atualizá-lo e melhorá-lo, principalmente do ponto de vista operacional que é onde se encontram nossas maiores falhas”, comentou o presidente do Senacsa, Hugo Corrales.
Na verdade, além de reformular esse convênio, a missão – que veio ao Estado a convite do presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Gete Ottãno da Rosa – busca uma troca de experiências com a Iagro, que é hoje um exemplo de defesa sanitária para o país. “A idéia é estreitar o intercâmbio de informações sanitárias entre os dois países, simplesmente uma troca de experiências. Essa integração é muito importante até porque é uma oportunidade para trocarmos informações sobre a aftosa”, justificou Gete.
A missão, que está no Estado desde quarta-feira (06.04), deve permanecer até a manhã desta sexta. Na agenda está programada a visita às instalações da Embrapa Gado de Corte, um encontro com o presidente da Associação dos Criadores de MS (Acrissul), Laucídio Coelho Neto, e por fim, o grupo se reúne com o presidente da Delegacia Federal da Agricultura (DFA/MS), José Antônio Roldão.
Fonte: Assessoria de imprensa da Seprotur, adaptado por Equipe BeefPoint