Mercados Futuros – 29/05/07
29 de maio de 2007
Independência anuncia compra do Goiás Carne
31 de maio de 2007

MT: técnicos russos suspendem visita a frigoríficos

A missão russa que está no Brasil suspendeu a visita que estava prevista para começar ontem em Mato Grosso. A informação foi passada ao superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso, Paulo Bilego. Mesmo assim, ele espera que as plantas frigoríficas suspensas pelo governo russo - Intercoop e Friboi - sejam liberadas "o mais breve possível".

A missão russa que está no Brasil suspendeu a visita que estava prevista para começar ontem em Mato Grosso. A informação foi passada ao superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso, Paulo Bilego.

Mesmo assim, ele espera que as plantas frigoríficas suspensas pelo governo russo – entre elas a Integração das Cooperativas do Médio Norte de Mato Grosso (Intercoop), de Nova Mutum, e Friboi – sejam liberadas “o mais breve possível”. Segundo Bilego, na recente visita realizada ao estado os técnicos russos não constataram nada de irregular.

Única planta industrial de Mato Grosso a exportar carne suína para a Rússia, a Intercoop reduziu drasticamente suas vendas para o exterior, mas manteve o volume de abate diário em 3 mil suínos, com produção de 2.500 toneladas de carne por mês. “Não há como reduzirmos a produção mesmo com o fechamento do mercado russo, pois temos despesas fixas e não podemos demitir funcionários”, disse o diretor comercial da Intercoop, Vasco Bedin Bernardes.

A Intercoop responde por 80% das exportações de suínos de Mato Grosso e é abastecida por produtores das regiões de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah e Diamantino. As informações são do Diário de Cuiabá/MT.

0 Comments

  1. Carlos Roberto Conti Naumann disse:

    A inconveniência de colocar todos os ovos na mesma cesta, não é, e nem nunca foi uma boa prática comercial. Com a suspensão das exportações de carne suína de uma região de altíssima produção de grãos, onde agregaríamos valor aos produtos do campo, agora ficamos com o pincel na mão. Pergunto será que os produtores conseguirão honrar com seus compromissos, será que todos investirão com recursos próprios. O banco só esta de olho!