Atacado – 20/12/10
20 de dezembro de 2010
Mercados Futuros – 21/12/10
22 de dezembro de 2010

Nelson Pineda avalia desafios da pecuária brasileira

"Para se manter como um dos maiores países exportadores de carne é obrigação da pecuária brasileira produzir com sustentabilidade e segurança alimentar". A afirmação é de Nelson Pineda, engenheiro químico e pecuarista nos Estados de São Paulo e Bahia. Segundo ele, ainda há a questão das imposições por parte dos interesses econômicos e sociais da União Européia (UE), que constituem uma barreira não tarifária criada pelos concorrentes do Brasil no mercado mundial de proteína animal. O que também tem que ser levado em consideração pelos produtores de carne no país.

“Para se manter como um dos maiores países exportadores de carne é obrigação da pecuária brasileira produzir com sustentabilidade e segurança alimentar”. A afirmação é de Nelson Pineda, engenheiro químico e pecuarista nos Estados de São Paulo e Bahia. Segundo ele, ainda há a questão das imposições por parte dos interesses econômicos e sociais da União Européia (UE), que constituem uma barreira não tarifária criada pelos concorrentes do Brasil no mercado mundial de proteína animal. O que também tem que ser levado em consideração pelos produtores de carne no país.

O pecuarista, que também é membro da Câmara Setorial das Carnes do Estado da Bahia, explica que o setor da carne enfrenta uma nova dicotomia no país. Tanto é que se por um lado o mercado de alto valor agregado da UE quer nos impor os padrões de produção que atendam suas exigências, mas que diminuem nossa competitividade. Por outro, temos que nos preparar também para criar padrões técnicos e sanitários para diferentes mercados, sem engessar o aumento da nossa eficiência produtiva. E, ainda, levar em consideração a campanha negativa feitas por alguns pesquisadores, que se avaliada de forma errada pode prejudicar a produção nacional de carne.

Pineda comentou ainda que recentemente uma pesquisadora alemã afirmou em entrevista que controlar o uso de antibióticos em pessoas não é suficiente para conter superbactérias, defendendo a redução do uso dessas drogas em animais como fator de prevenção. “Este tipo de informação irresponsável pode provocar reações negativas nos consumidores. Faltou ela dizer que na União Européia (UE) o Comitê Científico fundado em 1999 para estudar o impacto do uso de antibióticos na produção animal concluiu que não há evidências científicas de que seu uso cause aumento da resistência antibiótica em seres humanos”.

Segundo ele, está comprovado que em bovinos o uso dos antimicrobianos melhoradores de performance favorece o desempenho e começa a se revelar como uma ferramenta fantástica em sistemas de confinamento e de suplementação estratégica a pasto em época de seca, via sal mineral e proteinados. As análises feitas com as moléculas aprovadas mostram que praticamente não são absorvíveis e detectáveis, portanto sem resíduos na carne, garantindo segurança aos consumidores.

As informações são da Gazeta Digital , resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Reinilton Carlos Lopes Silva disse:

    Gostaria de informação sobre a planta do frigorífico Indepedência de Janaúba, hoje desativado. Algum grupo manifestou interesse de vir pra cá?

    Produzimos excelentes animais, no mais alto padrão de genética, com excelente acabamento de carcaça, e não temos frigorífico no norte de Minas. De forma que temos transportar animais 600 a 800 km para plantas mais próximas.

    A instalação de um frigorífico em substituição ao Independência na região seria o ideal para os produtores.

  2. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Faleceu ontem o pecuarista Nelson Rafael Piñeda Rodriguez.

    http://ow.ly/3tC91

    Conheci o Nelson em 1987, quando começamos a trocar figurinhas sobre o Melhoramento Genético do Nelore. Na época Nelson desenvolvia o PROBOV, embrião de todos os programas hoje existentes. Daí a passar a frequentar os Leilões anuais da Fazenda Paredão foi um pulo.

    Intenso, apaixonado, Nelson morreu deixando aqui no BeefPoint mais uma das inúmeras entrevistas que concedeu.

    Ainda chocado pela notícia que acabo de receber, só o que posso fazer é transmitir à Cláudia e filhos os meus pêsames.