Nelore MS recebe inscrições para a Expoinel indoor 2011
14 de outubro de 2011
Preço da arroba influencia valor do sal mineral
14 de outubro de 2011

Nomes de peso debaterão a pecuária bovina no 3º Congresso Capixaba

A pecuária bovina, seus desafios e caminhos futuros serão discutidos por Roberto Rodrigues, Eduardo Biagi, Gilman Viana Rodrigues, Marcelo Chiara Bertolami, Samanta Pineda e outros.

O 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina, que será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro no Cine Teatro da Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, receberá nomes de peso da agropecuária nacional que prometem proveitoso debate sobre a importância da pecuária bovina na economia brasileira. No comando das conferências estará o ex-ministro Roberto Rodrigues; o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Eduardo Biagi; Gilman Viana Rodrigues, ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais e integrante do Fórum Minas de Ideias, do Governo do Estado de Minas Gerais; Marcelo Chiara Bertolami, diretor da divisão científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP e Samanta Pineda, consultora jurídica da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional.

Faz parte da programação quatro painéis com dez conferências, Mostra Científica com trabalhos sobre manejo, sanidade e produção; alimentação animal; melhoramento genético animal e tecnologia do produto. As atividades do evento se encerram após o Dia de Campo na Fazenda Paraíso – Nelore Heringer, localizada em Vila Velha.

Roberto Rodrigues abordará o tema “Brasil, a Fazenda do Mundo: Desafios na Produção de Alimento e Energia”. A palestra promete gerar um bom debate com os participantes da mesa como Dalton Dias Heringer, presidente do Grupo Heringer; Jair Coser, presidente do Grupo Unicafé e Arthur Coutinho, presidente do Frigorífico Frisa. Vale destacar que Roberto Rodrigues também é coordenador do movimento Sou Agro, do Centro do Agronegócio da FGV e presidente da Comissão Superior do Agronegócio da FIESP.

Para conhecer melhor as origens do gado bovino, Eduardo Biagi fará a conferência “A História do Zebu no Brasil: A Formação da Pecuária Nacional”. E para aprofundar mais a discussão, a mesa terá a presença de Felipe Picciani, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB. Para Felipe Picciani, “esta é uma ocasião excelente para mostrar que se 80% do gado brasileiro é zebuíno, o Nelore é a raça que tem se tornado uma das melhores opções para os pecuaristas, com reflexos positivos econômicos no mercado brasileiro e internacional”.

Gilman Viana Rodrigues com sua extensa experiência o tema “A Pecuária Brasileira que o País Desconhece”. Como adaptar a propriedade rural ao novo código florestal? Para responder esta pergunta, Samanta Pineda ministrará a conferência “Adequação da Propriedade Rural ao Novo Código Florestal”.

Falar de pecuária é falar da carne bovina na alimentação humana, tema dos mais polêmicos. Então, os painéis serão encerrados com a conferência “O Impacto da Carne Bovina na Alimentação Humana”, ministrada pelo cardiologista Marcelo Chiara Bertolami.

Outros temas do Congresso

Para abordar o manejo adequado de pastagens, fundamental para uma pecuária de qualidade, Dilermando Miranda da Fonseca, pesquisador em pastagens do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais fará a conferência “Intensificação de Pastagens do Gênero Brachiaria: Manejo e Viabilidade Econômica”.

Como conciliar a excelência na empresa rural com desenvolvimento sustentável é assunto pertinente quando envolve a pecuária bovina. Desta forma, “Controle de Qualidade na Empresa Rural e Desenvolvimento Sustentável” será o tema abordado por Ezequiel Rodrigues do Valle, engenheiro agrônomo PhD e coordenador do programa BPA da Embrapa.

Já o melhoramento genético como caminho para o aperfeiçoamento da pecuária bovina será detalhado na conferência Seleção Genômica: Estado da Arte”, feita pelo Dr. José Bento Sterman Ferraz, médico veterinário, PhD na Universidade de Nebraska (EUA). A conferência “Uso do IATF e Sêmen Sexado na Atualidade” será ministrada pelo dr. José Nélio de Sousa Sales, médico veterinário e especializado em reprodução pela Universidade de São Paulo (USP). E a conferência “Ecologia e Controle do Carrapato dos Bovinos”, está a cargo de John Furlong, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Para participar do evento a inscrição deve ser realizada no www.visioneventos-es.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3019-067.

O 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina é uma realização da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore – ACCN e tem apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Pesca e Aquicultura – SEAG, da Federação de Agricultura do Espírito Santo – FAES, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, do INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, e das instituições de ensino Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Universidade Vila Velha – UVV, Faculdade de Castelo – FACASTELO, Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC. Tem ainda o patrocínio do BANESTES e das empresas Canal Agronegócios, Construtora Canal, CLAC Importação e Exportação e Fazendas Ecológicas, CRV Lagoa, Fertilizantes Heringer, Frigorífico Frisa, Leite Fiore, Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Nelore Heringer; Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, Unicafé Agrícola, Fazenda Derribadinha e Sementes Paso Ita.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress