Pesquisadores da Universidade de Sydney e do Centro Australiano para Robótica de Campo estão trabalhando em um novo robô que pode monitorar e arrebanhar animais de produção e vigiar as colheitas da fazenda totalmente sozinho.
Recentemente, o robô foi colocado a teste na fazenda, incluindo em terrenos acidentados e em correntes de água e em reunir vacas e cavalos para ver se poderia fazer a tarefa sozinho na fazenda.
O robô chamado SwagBot foi designado pelos pesquisadores para ajudar os produtores em algumas áreas mais remotas da Austrália, onde cidades e vizinhos podem estar a horas de distância, para arrebanhar os animais de forma mais eficaz.
O robô se parece muito com uma caixa de sapatos com quatro rodas gigantes, mas pode caminhar de forma autônoma, fazer a reunião dos animais, mantê-los inspecionados e também ajudar a carregar coisas na fazenda.
Veja vídeo abaixo:
Atualmente, algumas raças de cães são criadas somente para essa função, mas esses animais tendem a ficar cansados e doentes, especialmente quando envelhecem. Os animais também não conseguem levar tocos grandes de madeira pela fazenda e precisam ser treinados. O robô, por sua vez, pode ser usado imediatamente conforme a demanda do proprietário.
O SwagBot pode também trabalhar com drones para pesquisar a condição de uma fazenda de cima e enviar informações de volta aos produtores – drones também podem ser usados, por exemplo, para ajudar o robô a descobrir qual a melhor rota para atravessar um terreno acidentado.
Os pesquisadores esperam que a atualização dos sensores no robô poderão mais para a frente ser capaz de mostrar se os animais estão doentes ou machucados e enviar uma mensagem ao produtor rural.
Esse foi apenas o primero teste do SwagBot e a equipe de pesquisa planeja continuar testando e adaptando seu robô nos próximos dois anos.
Fonte: Quartz, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.