A Nuffield Farming, entidade sem fins lucrativos, acaba de abrir inscrições para a edição 2017/18 do seu programa de estímulo ao desenvolvimento de profissionais do agronegócio, mantido há 70 anos. Os selecionados receberão 30 mil dólares e o apoio de toda a rede Nuffield ao redor do mundo para desenvolver, ao longo de 19 meses, estudo sobre tema importante para o agronegócio de sua região ou país.
Além do Brasil, a Nuffield Farming seleciona anualmente profissionais com perfil de liderança também em países como Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, França, Holanda e Estados Unidos, entre outros. O número de vagas em cada país varia de acordo com parcerias firmadas com empresas e entidades. Ao todo, são selecionados cerca de 80 profissionais por ano, que se somam aos já cerca de 1.700 membros da rede Nuffield.
No Brasil, o Programa Nuffield oferece vagas desde 2015 e, por enquanto, brasileiros podem concorrer a apenas duas, mas há possibilidade de que novas vagas sejam oficializadas ao longo do atual processo seletivo. No momento, há uma vaga exclusiva para candidatos do Brasil, oferecida pela Nufarm Indústria Química e Farmacêutica; a outra é concedida pelo fundo de investimentos americano TIAA. A vaga do TIAA tem sido, anualmente, disputada por candidatos do Brasil, Chile, Austrália e Estados Unidos, com grande êxito dos brasileiros, que desde 2015 têm conquistado essa oportunidade.
Enquanto brasileiros dispõem de apenas duas vagas, australianos e ingleses contam com cerca de 25 por ano, para profissionais de cada um desses país. Conforme a embaixadora da Nuffield no Brasil, a australiana Sally Thomson, é normal que haja um período de amadurecimento da proposta da entidade por parte dos atores do agronegócio de um novo país integrado à rede. “Estamos apresentando a Nuffield a pessoas-chave do setor brasileiro e, aos poucos, eles verão o salto considerável na qualidade de quem participa do programa. O Brasil é, sem dúvidas, uma potência no agronegócio mundial, mas não pode se descuidar da qualificação técnica e humana de alto nível de seus líderes”, comenta Sally.
O programa da Nuffield, segundo Sally Thomson, objetiva a “transformação” de pessoas seletas que já se dedicam ao agronegócio. Ao longo de quase dois anos, os novos Nuffieldianos vão viajar em grupos e individualmente para conhecer experiências bem-sucedidas e desafios do agronegócio em muitos países. Vão também conhecer a forma como grupos diferentes produzem, se organizam, agem, pensam. “Queremos contribuir para o desenvolvimento integral de pessoas que querem ‘fazer melhor’ neste setor tão estratégico para toda a sociedade”, explica.
PROCESSO SELETIVO – Para se candidatar, é preciso atuar em algum segmento do agronegócio (qualquer atividade ao longo da cadeia agro, incluindo as áreas de produção, gestão, comunicação e políticas do setor), ter idade preferencialmente entre 25 e 40 anos, ter conversação fluente em inglês e comprometimento para aprender e compartilhar conhecimentos. A entidade estimula candidatos dos anos anteriores a se inscreverem novamente.
As inscrições vão até o dia 15 de outubro e devem ser feitas pelo site da Nuffield International: www.nuffieldinternational.org/scholarship.html A partir das informações e proposta de estudo (prático) apresentadas, é feita uma pré-seleção. Os que se destacam participam de entrevista (em inglês) com um grupo de membros da Nuffield Brasil e internacional. A avaliação é feita com base em critérios pré-definidos, aplicados em todos os países participantes. Um dos mais relevantes é motivação do candidato para conhecer novas realidades e multiplicar ou estimular em sua área de atuação ideias inovadoras.
ATIVIDADES – Ao longo do programa, que dura quase dois anos, os selecionados vão pesquisar um tema de interesse para o agronegócio e apresentar suas contribuições em relatório com até 10 mil palavras, público (veja relatórios já produzidos em link abaixo). Haverá esforço de todo o grupo para que essas experiências sejam também apresentadas em eventos do setor, para que alcancem maior número de pessoas. É permitido ao selecionado mudar seu tema de estudo durante as primeiras fases do programa, já que o novo conhecimento pode lhe despertar novos interesses.
O primeiro compromisso dos selecionados é a Conferência de Novos Integrantes – em inglês, CSC (Contemporary Scholars Conference). Neste grande evento anual, os recém-selecionados de todos os países se conhecem e participam de atividades que, por um lado, ampliam o entendimento sobre o agronegócio mundial e, por outro, aprofundam o seu autoconhecimento e espírito de liderança. Os participantes visitam também projetos de destaque da agricultura do país anfitrião. Em 2017, a CSC foi realizada no Brasil, sediada em Brasília, e em 2018 será em Amsterdã, Holanda, de 10 a 18 de março.
Após a Conferência, os novos Nuffieldianos viajam em grupos (de a 8 a 10 pessoas) durante seis semanas, conhecendo o agronegócio, em média, de seis países. Fazem parte do roteiro: China, Brasil, África do Sul, Quênia, Irlanda, França, Índia, Qatar, México, Turquia, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, Singapura, Dinamarca, Israel, Japão, Rússia, Polônia, República Tcheca e Filipinas. Toda a programação fica a cargo da rede Nuffield.
Até junho de 2019 (18 meses após início do programa), o selecionado terá ainda oito semanas para viajar sozinho, de acordo com seu próprio planejamento, em busca de informações para o seu tópico de pesquisa. O recurso de 30 mil dólares destinado a cada selecionado cobre as despesas de toda a programação.
O programa formal termina com a apresentação do relatório da pesquisa, em inglês, até o final de julho/19, mas o objetivo é que todos os profissionais continuem ativos na rede internacional da instituição. “Esses primeiros meses do programa, um período de aprendizado intensivo, são apenas o começo da vida Nuffield. Na prática, ser um Nuffieldiano significa estar comprometido a seguir aprendendo ao longo da vida”, explica a embaixadora Sally Thomson.
INVESTIDORES – Empresas e instituições que se tornam parceiras têm acesso em tempo real a todo o network da Nuffield Farming, aos aprendizados que o “seu” profissional selecionado obtém ao redor do mundo e ainda ampla divulgação de seus nomes por parte da Nuffield. Investidores podem direcionar seu apoio financeiro para um tema, setor ou região específica, além de ajudar organizações nacionais, estaduais e locais no desenvolvimento de soluções que favoreçam seu crescimento.
Conforme Sally Thomson, através das pesquisas e interações com os Nuffieldianos, os investidores têm acesso a novas práticas e tendências no setor, com possibilidade inclusive de estabelecer novas parcerias globais para produção, processamento ou distribuição. “Nuffieldianos podem participar de reuniões da empresa/entidade e também promover seu apoiador por onde passar, integrando a empresa na vanguarda do intercâmbio de conhecimento”, avalia.
SOBRE A NUFFIELD – A Nuffield Farming foi criada em 1947 por Mr. William Morris, ou Lord Nuffield, empresário inglês do ramo automotivo que, no período pós-II Guerra, investiu em ações pró-desenvolvimento da agricultura, educação e saúde.
O ramo “agrícola”, representado pela Nuffield Farming tem como países-membros o Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, França e Holanda –oferecem vagas no programa Nuffield anualmente. Em 2013, o Brasil se tornou país associado e, agora, se encaminha para também ser membro oficial. A Nuffield também possui estreita relação com a Eisenhower Fellowship, nos Estados Unidos, outro pais que também está se estabelecendo como membro.
A Nuffield é administrada de forma profissional, com recursos provenientes de contribuições voluntárias de entidades parceiras estabelecidas em seus países-membros e associados. No Brasil, está formalmente estabelecida como “Associação sem fins lucrativos Nuffield Brasil”.
Conta também com a colaboração de cerca de 25 pessoas que já interagiram com a rede Nuffield e trabalham voluntariamente para o aumento da sua atuação no País. O objetivo da Nuffield é ampliar o conhecimento de profissionais do agronegócio e contribuir para sua capacidade de reflexão, de modo que façam a diferença no agronegócio global. Seu slogan é “Desenvolvendo pessoas através da agricultura. Desenvolvendo a agricultura através das pessoas.”
Mais informações sobre Nuffield em português: http://www.nuffield.com.br
Informações sobre as vagas, incluindo a ficha de inscrição: http://nuffieldinternational.org/scholarship.html
Fonte: Nuffield International.