Mercado Físico da Vaca – 16/10/08
16 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 17/10/08
20 de outubro de 2008

O que são as tecnologias de Insumos e de Processos nos Sistemas de Cria?

Este é um trecho do Módulo 1 do curso online Pecuária de Cria: agregando valor à produção de bezerros, que terá duração de 6 semanas e iniciará no dia 10 de novembro. O objetivo principal deste curso é apresentar qual a melhor forma de gerenciar a cria para obtenção de um produto de maior valor agregado.

Nos sistemas de cria é fundamental compreender o que é tecnologia de insumos e tecnologia de processos.

O exemplo clássico de uma tecnologia de insumos é agricultura. O crescimento na produtividade é resultado de uma meia dúzia de insumos, em geral resultantes dos avanços científicos – sementes, fertilizantes, defensivos, máquinas e implementos agrícolas – os quais têm uma capacidade inquestionável de mudar rápida e economicamente os níveis de produtividade.

Por outro lado, na cria, o avanço científico e tecnológico é desenvolvido dentro das universidades e centros de pesquisas. Este conhecimento dificilmente pode ser transformado em tecnologia de insumos para ser comercializado de forma mais global aos pecuaristas.

Além disto, estes conhecimentos quando empregados na produção não têm a capacidade de mudar substancialmente o resultado do processo, pois os resultados da cria dependem de muitos fatores. Estes, se não forem gerenciados de uma forma sistêmica, anulam os benefícios de uma tecnologia de conhecimento que foi introduzida. Além disto, dificilmente uma empresa compra essa tecnologia e a transforma num insumo com marca.

Das tecnologias desenvolvidas para a cria com impacto na taxa de desmama e na eficiência da vaca, poucas são recentes e inovadoras quando analisadas isoladamente. Desmame precoce, desmame interrompido, uso de estação de monta, uso da condição corporal da vaca, seleção, touros férteis, sincronização de cios e cruzamentos, são tecnologias que tem mais de 20 anos.

Isto não é um equívoco do sistema e sim uma característica, pois nenhuma empresa vai vender conhecimento e sim um produto resultado do conhecimento – este é o insumo. No caso da agricultura, uma empresa, a partir do conhecimento científico, produz uma nova variedade de sementes – este é o insumo que ela vende, e o produtor compra.

Na pecuária de cria só existe uma tecnologia que poderia ser transformada em insumo e com resultados imediatos – dar comida para a vaca – vaca em boa condição corporal sempre repete cria e desmama um bom bezerro. Ocorre que isto não tem sustentação econômica duradoura e nenhuma empresa vai vender isso como insumo.

Portanto, as tecnologias geradas para a pecuária de cria não são apropriadas por alguém e por isso o usuário poderá julgar-se conhecedor da tecnologia proposta. É muito provável que se um pesquisador ou até mesmo um produtor com um processo tecnológico bem desenvolvido para a cria tivesse sua marca patenteada o seu uso fosse mais generalizado.

Um outro aspecto interessante que separa subliminarmente uma tecnologia de insumo de uma tecnologia do conhecimento é a rapidez e a clareza dos seus resultados. O insumo agrícola – fertilizante nitrogenado – produz uma resposta rápida e perceptível, não restando qualquer dúvida sobre o seu benefício. O uso de um reprodutor de elevada DEP ao desmame ou a manipulação da condição corporal produz resultados em longo prazo e pouco perceptíveis e, muitas vezes, duvidosos se a melhoria foi resultante de seus usos ou do clima ou conjuntura favoráveis.

Portanto, na pecuária de cria as tecnologias estratégicas são aquelas relacionadas com a gestão do conhecimento e dos processos, como um ajuste na temporada de acasalamento, desmame na idade correta, na estratificação dos lotes de matrizes conforme suas necessidades alimentares pontuais, controle dos nascimentos, suplementação mineral específica, genótipo adaptado ao ambiente, carga animal compatível com o meio, etc.

Todas essas tecnologias e, muitas outras em uso, somente são efetivas quando manejadas em conjunto. A isto é denominado de tecnologia de processos. Portanto, é um processo de gestão e não de insumos. Talvez, isso possa ser mudado em tempos de crise, onde poderão surgir alguns processos sistêmicos que poderão ser utilizados numa escala maior para salvar negócios.

Este é um trecho do Módulo 1 do curso online Pecuária de Cria: agregando valor à produção de bezerros, que terá duração de 6 semanas e iniciará no dia 10 de novembro. O objetivo principal deste curso é apresentar qual é a melhor forma de gerenciar a cria para obtenção de um produto de maior valor agregado.

Serviço:

Tema: Curso Online Pecuária de Cria: agregando valor à produção de bezerros
Início: 10 de novembro
Duração: Seis semanas
Instrutores:
– Júlio Otávio Jardim Barcellos;
– Luciana Fagundes Christofari;
– Ricardo Pedroso Oaigen.

Local: curso por meio da Internet
A quem se destina:
* produtores de carne voltados à pecuária de cria que buscam maior rentabilidade na produção;
* consultores em propriedades de bovinos de corte que buscam levar benefícios econômicos e produtivos às empresas em que atuam;
* estudantes de zootecnia, veterinária, agronomia e afins com conhecimentos básicos em produção animal que desejam obter informações sobre pecuária de cria.

Mais informações sobre a Programação Completa.

Teste seus conhecimentos sobre sistemas de pecuária de cria!

Inscreva-se agora mesmo!

0 Comments

  1. José Roberto Santos Patriota disse:

    Pretendo na ocupação deste espaço, defender minhas idéias no sentido de incentivar a produção comercial, a nivel de frigorifico de cortes de carnes já nos moldes da necessidade diaria de consumo humano, levo em consideração que se todos consumissem carnes em pequenas quantidades, mas diariamente, não haveria falta de oferta e nem de procura e poderiamos trabalhar novos conceitos alimentares, sugerindo como exemplo que um bife diario de 150 gramas, atende as necessidades do corpo, por outro lado pode-se trabalhar conceitos de prevenção de excessos, na prevenção de doenças cronicas e degenerativas e trabalhar na orientação do preparo correto, sem desperdicio e sem o uso de oleos velhos causadores de doenças digestivas.

    Natural que preciso da bovinocultura para viver, pois sendo veterinario de bovinos e incentivador da criação de gado de corte, dela retiro meu rendimento, porem, é necessario não misturar necessidade com abuso e o nosso cliente somos todos nós, a saude e o bem viver devem estar em primeiro lugar. Neste momento só estou levantando o veu da noiva e no demais ficara para proximos comentarios.

plugins premium WordPress