Com objetivo de divulgar e dar destaque ao trabalho inovador que a Associação Sul-mato-grossense de produtores, Novilho Precoce, vem desenvolvendo, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com alguns pecuaristas da Associação, uma vez que este trabalho merece ser mais conhecido e difundido, pois com certeza poderá inspirar aqueles que buscam a evolução na pecuária.
Confira entrevista com Nilton Barbosa, proprietário da Fazenda Fazenda Bonanza em Terenos, MS
BeefPoint: Por favor, conte o histórico da sua trajetória na associação e os projetos que você vem desenvolvendo.
Nilton Barbosa: Na verdade entrei na associação porque sempre achei que o produto de qualidade precisava ter uma valorização maior, e a ASNP estava alinhada ao que eu procurava.
BeefPoint: O que você tem feito desde que entrou na associação que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?
Nilton Barbosa: Há vários anos venho investindo em minha propriedade para torna-la cada vez mais produtiva, por isso procurei efetuar ações que ao meu ver são essenciais para alcançar meu objetivo. As mais importantes:
Embora tenha uma propriedade pequena para os padrões do Mato Grosso do Sul, procurei dividi-la em 13 modelos de aproximadamente 50 ha cada, sub-divididos em piquetes de 7 a 9 ha, quase todas com água encanada em piletas de 4.000 litros.
Efetuei gradativamente a reforma de todos os módulos, incluindo a reposição de nutrientes necessários, obtidos após análise da terra.
Como não sou criador, tenho que adquirir todos animais para a reposição. Acredito que este é o fator de maior importância para o sucesso de todo meu negócio, pois para produzir animais para abate que sejam precoces, pesados e com o acabamento exigido pelos parceiros da ASNP, estes precisam ser de boa qualidade, por isso essa função não delego a ninguém, eu mesmo compro em leilões que nos oferecem todas as informações, principalmente o peso dos animais.
Desde cedo entendi que os animais tem necessidades que não conseguem suprir somente com capim, pois para conseguir um diferencial na engorda é preciso suprir todas essas necessidades e faço isso com uso de suplemento mineral ideal para cada fase do clima.
Produzo estes suplementos em minha propriedade utilizando núcleos, sal e os cereais escolhidos com muito critério, só assim tenho certeza do que ofereço aos meus animais.
BeefPoint: O que mais tem te motivado a continuar associado?
Nilton Barbosa: Sou muito a favor de juntar forças para ficar mais forte, além disso, a Associação Novilho Precoce vem se organizando cada vez mais, oferecendo reuniões com palestras interessantes ao nosso negócio e também propiciando organização de seus associados nas parcerias para obtenção do selo do BPA e com empresas de gestão, como a Exagro e Terra Assessoria.
BeefPoint: Quais ações você tem feito para melhorar sua relação com o frigorífico?
Nilton Barbosa: Procuro melhorar cada vez mais minhas instalações de curral para não causar lesões nos animais, faço manutenção e aferição regular da balança para cobrar o rendimento com segurança, e mandar animais bem acabados e com peso que mais interessa aos frigoríficos.
BeefPoint: O que você tem feito para formar/buscar novos líderes para sua propriedade?
Nilton Barbosa: Conto com a assessoria agronômica, de gestão e organização, estes profissionais estão em contato permanente com meus funcionários, isso tem melhorado muito o nível dos mesmos.
Agora estou me organizando para entrar no sistema Boas Práticas Agropecuárias (BPA) da Embrapa, isto inclui vários cursos de aperfeiçoamento que com certeza serão ministrados aos funcionários.
BeefPoint: Quais os pecuaristas da Novilho Precoce você admira por fazer um excelente trabalho?
Nilton Barbosa: Embora não conheça as propriedades, mas pelo bate papo na ASNP, admiro os irmãos Rodrigues da Fazenda Cachoeirão e os da família Baldasso da Fazenda São João, são expoentes da produção, principalmente por produzirem muito em terras arenosas.
BeefPoint: O que você implementou de diferente em 2013?
Nilton Barbosa: Em 2013 dei continuidade no programa iniciado em 2011 que consiste em fazer adubação nitrogenada nas áreas em que o pasto tem boa produção e adubação de recuperação (completa) nas áreas em que a produção de massa vem diminuindo.
BeefPoint: Quais os seus principais planos para 2014?
Nilton Barbosa: Pretendo manter as atividades que vem dando certo, além de instituir o sistema BPA da Embrapa.
BeefPoint: Sabendo que aprendemos mais com os erros, do que com acertos, você poderia compartilhar um erro que cometeu durante a atividade?
Nilton Barbosa: No início errei muito em relação a compra para reposição, aprendi que isso faz toda a diferença, hoje somente eu compro meu gado, e o rebanho precisa ter informações de peso confiável, afinal, ninguém tem balança nos olhos.