Kátia Abreu e Izabella Teixeira se reunirão com secretários estaduais para discutir desafios da seca
30 de janeiro de 2015
Frigol busca mercados do Oriente Médio, Ásia e África
30 de janeiro de 2015

Enoch Borges: dicas para contratação de bons funcionários para fazenda de gado de corte

O pesquisador da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Enoch Borges de Oliveira Filho, leitor do BeefPoint, comentou o artigo, Como contratar bons funcionários para fazendas de gado de corte, de Miguel Cavalcanti.

Confira o comentário abaixo:

Bom dia, Miguel.

Minha dica: observe os funcionários bons de outras fazendas e detecte insatisfações neles, como salário, casa, tratamento dado pelo patrão ou gerente, etc.

Se ele for realmente bom e você puder compensar, ofereça-lhe o emprego com uma vantagem e espere ele sair “em ordem”. Você perde a amizade do ex-patrão, mas ganha um promotor de seus lucros. Complemento da dica: sempre ofereça participação nos resultados (bônus por bezerro desmamado, comissão na venda de Tourinhos, no leite, etc.).

Observe sua capacidade de poupar e de organizar a moradia. Tudo lustroso, TV e geladeira boas, moto, ou mesmo um carrinho bem zelado? Ele é cuidadoso com os bens que lhe pertencem, deve se cuidadoso também com os do patrão, por hábito. Desleixados são irrecuperáveis.

Referências são fundamentais, como já dito.

Em minha fazenda, organizei uma ficha de notas, de um a dez, que dou uma vez por mês para o que é essencial na fazenda. Ex.: pasto sujo, rapado, cerca bamba, nota 4; pasto bem limpo, alto, cerca esticada, nota 9; curral: idem; estradas: idem; casa e quintal dele: idem. Ofereça um bônus para meses com todos os itens acima de 8.

Ministrei um curso de 40 horas em 2012, na ABCZ em Uberaba, sobre “Manejo com rentabilidade e baixo custo”, calcado no que tenho aplicado aqui na Fazenda Serra Bela. Depois lhe envio o conteúdo.

Parabéns por sua constante atividade, nos propiciando informações para acertar mais na nossa difícil tarefa de criar gado no Brasil.

Enoch Borges de Oliveira Filho, Tocantins.

Clique no link abaixo e confira o artigo na íntegra e demais comentários:

Como contratar bons funcionários para fazendas de gado de corte

Participe, comentando e contribuindo com sua experiência.

3 Comments

  1. Estevam Ribeiro Cilião disse:

    Uma boa dica do prof. Enoch, nunca leve curiosos na sua fazenda para não correr o risco de levar uma punhalada pelas costas e compre uma corrente bem grossa e um cadeado bem grande para espantar os falsos amigos.

  2. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Discordar do ponto de vista é bem-vindo.
    Eu não gosto de contratar pessoas que estão trabalhando em outras empresas, de conhecidos meus.
    Eu também não costumo contratar pessoas que trabalham na concorrência. Uma das métricas que uso para reputação, é quanto você é respeitado pela sua concorrência.
    Mas as outras dicas do Enoch, eu gostei muito.
    Em tempo, elogiar é fácil, mas discordar e criticar precisa ser com elegância e alto nível :-)
    Muito obrigado. Abraços, Miguel

  3. Clarismundo S. Ribiro disse:

    Boa noite para você Dr. Miguel e toda a sua Equipe;
    Gostei dos comentários do Dr. Professor Enoch Borges que, sem dúvidas, vieram carregados de uma larga experiência própria. Enriquecendo, assim, a visão de quem tem o dever da gestão. Contudo, gostaria de acrescentar humildemente, sob a ótica técnica, que alguns parâmetros deveriam fazer parte do elenco do julgamento seletivo de qualquer contratação de mão de obra. Quais sejam: A pesquisa e observação do gosto e satisfação pela atividade; o comprometimento para com o trabalho desenvolvido e, para não estender o assunto, a ética para com os companheiros e para com a empresa.