Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 22-fevereiro-2024
23 de fevereiro de 2024
Workshop ONLINE: Plano passo a passo para dobrar suas vendas no AGRO
23 de fevereiro de 2024

Omã abre mercado para comprar gado vivo do Brasil

Omã abriu seu mercado para as exportações de gado vivo do Brasil para abate e engorda no país do Oriente Médio. A informação da aprovação sanitária e a consequente autorização para a comercialização a este novo mercado para a pecuária brasileira foram repassadas à delegação brasileira, que está em Omã, nesta quinta-feira (22/2).

“Este novo mercado soma-se aos outros 14 abertos neste ano, totalizando 93 desde o início do ano passado, durante o terceiro mandato do presidente Lula. A pedido do ministro Carlos Fávaro seguimos com nossa missão no Oriente Médio visitando alguns países com o objetivo de ampliar o comércio agrícola brasileiro, abrir novos mercados, obter aprovações para plantas pelo sistema de pré-listagem e negociar a importação de fertilizantes nitrogenados”, destacou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, em nota. Além dele, estão em Omã o secretário-adjunto, Julio Ramos, e o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira.

Em 2023, o Brasil exportou US$ 488 milhões em bovinos vivos para 23 países em todo o mundo. O comércio do agro brasileiro com Omã no ano passado faturou US$ 330 milhões, puxado pelos embarques de carnes, principalmente de frango, que representaram 55% do total exportado.

A delegação brasileira ainda debateu outras possibilidades de parcerias comerciais e cooperações governamentais durante a passagem por Mascate, capital de Omã. Foram identificadas oportunidades para o Brasil ajudar o país do Oriente Médio a suprir demandas por segurança alimentar e a possibilidade de investimentos no programa brasileiro para conversão de pastagens degradadas.

Também foram discutidas possibilidades de parcerias nos setores de fertilizantes, açúcar, grãos para alimentação animal, animais vivos, carne de frango e pescados. Omã tem interesse em exportar nitrogenados para o Brasil.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress