exportações de carne bovina dos EUA
JBS e Tyson firmam acordo milionário em ação trabalhista nos EUA
12 de março de 2024
Arroba do boi gordo segue em queda nas principais praças do Brasil
12 de março de 2024

Onda de calor deve durar cinco dias e inibir chuva no centro-sul do Brasil

Onda de calor chega ao Brasil e atinge a metade sul — Foto: INMET/Reprodução

A onda de calor formada no Paraguai já atua no Brasil. A massa de ar seco inibe a formação de nuvens em boa parte do centro-sul, principalmente na região Sul, e não há previsão de chuva. Somente o extremo sul do Rio Grande do Sul pode ter pancadas esporádicas.

Um alerta laranja de “perigo” emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica atuação da forte onda de calor, que vai até a sexta-feira (15/3). As temperaturas ficarão pelo menos 5ºC acima da média por cinco dias.

Onda de calor chega ao Brasil e atinge a metade sul — Foto: INMET/Reprodução

As regiões atingidas são praticamente os estados inteiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, exceto os litorais. Além disso, quanto mais a oeste, mais calor deve ser sentido, com temperaturas beirando os 40ºC. A metade oeste de São Paulo e boa parte do Mato Grosso do Sul também terão as mesmas condições. A umidade relativa do ar deve permanecer abaixo dos 30%.

Não chove em grande parte do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais. E há previsão de chuva passageira em áreas do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Triângulo Mineiro, interior de Minas Gerais e norte paulista. Mas, de acordo com a Climatempo, essas chuvas serão irregulares e pontuais. No Centro-Oeste, as pancadas serão isoladas no Distrito Federal.

Somente no litoral do Espírito Santo e parte do sul da Bahia deve chover forte, segundo o alerta laranja do Inmet. São esperados volumes de até 100 milímetros em 24 horas a partir de terça-feira (12/3).

Alerta laranja de chuva para o litoral do Espírito Santo e Bahia — Foto: INMET/Reprodução

No Norte e Nordeste, outro alerta laranja segue ativo na costa norte. O aviso indica chuvas no norte e sul do Amapá, nordeste e sudeste do Pará, na capital Belém, em Marajó, norte, leste e oeste do Maranhão.

Alerta laranja de chuva para a costa norte do Nordeste — Foto: Inmet/Reprodução

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém chuvas pontuais por toda região Norte, exceto no extremo norte de Roraima, onde a previsão é de sol e pouca nebulosidade.

Fonte: Globo Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress