Boi gordo: indicador recua e BM&F acompanha
22 de outubro de 2008
Empresas têm lucros apesar da queda em fertilizante
24 de outubro de 2008

ONU pede que China melhore controle de alimentos

A China deve melhorar seu sistema de segurança alimentar para poder detectar em que ponto da cadeia - do produtor ao consumidor - existem problemas e adotar as medidas necessárias, disseram nesta quarta-feira (22), analistas da ONU em Pequim.

A China deve melhorar seu sistema de segurança alimentar para poder detectar em que ponto da cadeia – do produtor ao consumidor – existem problemas e adotar as medidas necessárias, disseram nesta quarta-feira (22), analistas da ONU em Pequim.

O gigante asiático deve obter um sistema de segurança alimentar em maior conformidade com os padrões internacionais, afirmaram estes analistas, autores do relatório intitulado “Avançando na Segurança Alimentar na China”.

O documento foi apresentado em Pequim pelo representante da ONU na China, Khalid Malik, que disse que esta nação “é ainda um país em desenvolvimento” e a entidade internacional pode ajudá-lo a colocar em prática um novo sistema de controle de alimentos.

“A China deveria contar com uma lei única que legisle desde a produção ao consumo final ou pelo menos com regulações coordenadas”, declarou Anthony Hazzard, especialista em Segurança Alimentar da Organização Mundial de Saúde (OMS) e autor do relatório. O sistema atual de controle da produção de alimentos na China, com inúmeras disposições e departamentos envolvidos e pouca transparência, faz com que se prolonguem crises como a do leite adulterado com melamina, que matou 4 crianças e atingiu outros 53.000 indivíduos, afirmou.

Os especialistas pediram à China que modernize o sistema esclarecendo quem é a máxima autoridade responsável ou Agência especializada que estabeleça responsabilidades. “É uma velha filosofia dizer que os Governos são responsáveis por tudo, pois quem produz alimentos também o é. É necessário um sistema que localize onde pode estar o perigo e dê uma resposta única”, afirmou Jorgen Schlundt, diretor de Segurança Alimentar da OMS. O importante, afirmou, é que o produto chegue em perfeitas condições ao consumidor e não cause danos às pessoas ou à economia.

As informações são do Estado Online, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress